O termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande. Por isso, são chamadas voçorocas (ou boçorocas) as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuado que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.
O relevo influencia nas atividades econômicas que podem ser exercidas em uma região, assim como na formação dos mitos, no clima e na interação entre povos distintos, sendo um dos fatores estruturantes em todas as sociedades.
O relevo pode facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar, a formação de precipitações e nebulosidade, influenciando diretamente os fatores climáticos como temperatura e umidade.
O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra). É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também o local de habitação do ser humano e da maior parte dos animais terrestres.