“PRM é um problema de saúde, relacionado ou suspeito de estar relacionado à farmacoterapia, que interfere ou pode interferir nos resultados terapêuticos e na qualidade de vida do usuário.”
Ramo da Ciência que estuda o tratamento das doenças com o auxílio de medicamentos ou fármacos.
Por sua vez, o serviço de revisão da farmacoterapia representa a análise estruturada e crítica dos medicamentos que o paciente faz uso, com a finalidade de minimizar a ocorrência de problemas relacionados à farmacoterapia, melhorar a adesão ao tratamento e os resultados terapêuticos4.
Também conceitos de farmacotécnica são abordados por Galeno, como a divisão dos constituintes fundamentais do medicamento, que são as substâncias que conferem as propriedades terapêuticas ao medicamento, as que exercem ação corretiva de determinada característica organoléptica, e os excipientes onde as substâncias ...
A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...
Vários fatores influenciam a dissolução de ativos, tais como as propriedades físico-químicas do fármaco como solubilidade, forma cristalina, tamanho de partícula, estrutura molecular, grau de ionização, as características de difusão no meio de dissolução e higroscopicidade (FONSECA, 2007).
I. É a preparação farmacêutica, líquida, límpida, hidroalcoólica, de sabor adocicado, agradável, indicada para administração oral. ... É a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. I – Elixir; II – Loção; III – Loção; IV – Emulsão.
As soluções que apresentam pressão osmótica (PO) aproximadamente igual aos fluidos corporais são ditas isosmóticas, ou seja, apresentam a mesma tonicidade que os líquidos orgânicos (isotônicas).