É aquele que dilapida seus bens de forma compulsiva. É a pessoa que gasta imoderadamente seu dinheiro e seus bens, comprometendo o seu patrimônio. Por esse motivo, os pródigos são considerados relativamente incapazes e, portanto, podem ser interditados judicialmente.
Significado de lebesguedo: Um desconhecido, estranho, pessoa que ninguém conhece na região.
1 Caráter ou condição de pródigo. 2 Ato ou efeito de gastar excessiva ou irrefletidamente; desperdício, esbanjamento. 3 Gastos habituais e excessivos que tornam o indivíduo que os faz incapaz de administrar seus bens. 4 Generosidade profusa; dadivosidade, liberalidade.
Agora, apenas as pessoas menores de 16 anos são absolutamente incapazes, sendo considerados relativamente incapazes as pessoas entre 16 e 18 anos, os pródigos, os ébrios habituais e os viciados em tóxicos e aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade.
O RELATIVAMENTE INCAPAZ possui certo discernimento, mas ainda assim eles precisam ser ASSISTIDOS na prática dos atos da vida civil. Então, o relativamente incapaz toma decisões em conjunto com o seu assistente. Em suma, os relativamente incapazes podem praticar os atos da vida civil, desde que sejam assistidos.
Capacidade significa a aptidão que a pessoa tem de adquirir e exercer direitos. Pelo Código Civil toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil; a incapacidade é a exceção, ou seja, são incapazes aqueles discriminados pela legislação (menores de 16 anos, deficientes mentais etc).
No direito brasileiro, não existe incapacidade de direito, porque todos se tornam, ao nascer, capazes de adquirir direitos (CC, art. ... 3º do Código Civil menciona os absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os seus direitos e que devem ser representados, sob pena de nulidade do ato (art. 166, I).
a) Será considerada absolutamente incapaz a pessoa que, por causa permanente, não puder exprimir sua vontade, caso em que necessitará de representante legal para exercer os atos da vida civil. a) Errado. Art. 4°, CC: São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer: (...) III.
Para que possa assumir juridicamente os atos da vida civil, é necessário que o sujeito tenha capacidade jurídica. A capacidade é a regra, sendo exceção a incapacidade, prevista em lei. No Direito Civil estão qualificadas as pessoas consideradas "absolutamente incapazes" para os atos da vida civil.