Ela é composta por: Consumo, que é o gasto das famílias. Investimento, despesas das empresas ou governo com equipamentos ou com aumento dos fatores de produção. Gastos do Estado, gastos para funcionamento do Estado.
Consumo é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Desta maneira, a ação de comer, se vestir e até mesmo o lazer, são atos de consumo. Podemos consumir bens materiais de longa ou curta duração.
R: Os componentes do investimento agregado são o Investimento em bens de capital e a variação de estoque. A compra de ações e quaisquer operações no mercado secundário de títulos não representam um investimento, mas apenas uma transferência de direitos de propriedade do capital já existente.
Os principais agregados macroeconômicos são produto (economia), renda e despesa. Produto - é a produção total de bens e serviços finais que são produzidos por uma sociedade num determinado período.
Para a economia como um todo, a renda deve ser igual à despesa , porque cada dólar de despesa de algum comprador corresponde a um dólar de renda para um vendedor. Trata-se de uma simples representação da macroeconomia. Ilustra o PIB como despesa, receita, pagamentos do fator e renda.
Teoricamente, quanto maior o PIB por pessoa, maior o acesso a serviços e qualidade de vida. Sozinho, no entanto, o PIB não indica qualidade de vida ou IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – um país com PIB alto e população também grande, por exemplo, terá um per capita baixo.
Quando o PIB aumenta, é um indício de que a economia daquele país está melhorando, com serviços e produtos sendo produzidos. Existem alguns fatos que contribuem para o aumento do PIB, por exemplo: - Renda: aumento do consumo e maior renda per capita.
Resposta. Porque o PIB está relacionado apenas a economia de uma país. E não é só a economia que define se um país é ou não é desenvolvido.