O texto dissertativo-argumentativo deve ter a estrutura bem articulada , com introdução, desenvolvimento e conclusão, — que, no caso do Enem, inclui a proposta de intervenção —, além de uso adequado da norma culta da língua.
Argumento por causa e consequência Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
As relações de causa e consequência podem ser utilizadas em apenas um parágrafo (como no exemplo acima) ou nos dois parágrafos do desenvolvimento. Neste caso, um dos parágrafos apresentaria a causa e o outro, a consequência.
Explicação: alternativa 1)- O objetivo de se utilizar argumentos é tentar convencer/persuadir o interlocutor. Ou seja, ao utilizar uma série de alguns o autor consegue sustentar o seu posicionamento, o seu ponto de vista.
Muito simples: basta ter em mente que a causa vem antes; consequência, logicamente, depois. Veja a lei da causa e do efeito. Experimente numerar os fatos por ordem de acontecimento. O que ocorreu antes é o número um, a causa; o que veio depois é o número dois, a consequência, resultado, efeito.
O efeito de causalidade característico de um texto argumentativo revela a relação entre duas ideias: uma é a causa, outra, a consequência.
Note que, antes do crime, as meninas eram alegres e despreocupadas. Depois do crime, passaram a ser sérias e tristes, tornando-se assim adultas. Então, temos uma causa (o motivo) e uma consequência (o resultado): a causa é o crime, e a consequência é o amadurecimento das meninas.
substantivo feminino Aquilo que resulta ou é produzido por causa de; efeito, resultado: seu sucesso foi consequência de muito trabalho. Resultado negativo que afeta a saúde de alguém; ferimento: o acidente não deixou consequências nos envolvidos.
Consequência é um termo que caracteriza o resultado, reação ou efeito produzido de um acontecimento ou uma ação. Normalmente este termo está relacionado com a causa ou frequência que ocorre seguida a um conjunto de condições relativas a uma ação. Exemplos: “O resultado foi consequência de muito trabalho e esforço”.
Conclusão de um raciocínio: 4 conclusão, dedução, inferência, ilação, raciocínio, indução, solução.
O filósofo francês Sartre disse certa vez que: “Viver é isso: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências.” ... Nós, literalmente, colhemos as consequências pelas escolhas que plantamos.
De modo consequente: 1 em consequência, por consequência, por conseguinte, de modo consequente, como resultado, à vista disso, assim sendo, assim, portanto, logo, isto posto, por isso, em sequência, em seguimento, dessa forma, dessa maneira, desse modo, como efeito, como sequela.
Causa e consequência é um relacionamento entre eventos ou coisas, onde um é o resultado do outro ou de outros. Esta é uma combinação de ação e reação.
Causa e efeito pode referir-se a: Causalidade - relação entre dois eventos consecutivos, sendo o segundo evento uma consequência do primeiro. Princípio de causa e efeito (cristianismo) Lei de causa e efeito (budismo)
A dúvida é: a palavra "consequencia" tem acento? Veja a resposta logo abaixo. A Nova Ortografia baniu os acentos dos ditongos abertos "éi" e "ói" das palavras paroxítonas (penúltima sílaba tônica). A palavra "consequencia" é uma palavra paroxítona, porém ela não tem ditongo aberto "éi" ou "ói".