Qual O Valor Da Resistividade Do Cobre?

Qual o valor da resistividade do cobre

Tabela de resistividade elétrica para materiais que podem ser utilizados em componentes elétricos e eletrônicos, incluindo a resistividade do cobre, a resistividade do latão e a resistividade do alumínio.

Quando um material é submetido a uma diferença de potencial, é estabelecida uma corrente elétrica entre os seus terminais, que é caracterizada pelo movimento das cargas elétricas livres em seu interior. Durante esse movimento desordenado das cargas, vários elétrons chocam-se uns com os outros e com os átomos que constituem o condutor (normalmente algum metal), o que dificulta a passagem da corrente elétrica. Essa dificuldade é denominada resistência elétrica.

Outras matérias

A resistividade elétrica dos materiais é um parâmetro elétrico chave. Ele determina se os materiais podem ser usados ​​efetivamente em muitas aplicações elétricas e eletrônicas. É um parâmetro chave usado para determinar os materiais certos a serem usados ​​em itens elétricos e eletrônicos.

Podemos observar que os materiais que possuem menor resistividade elétrica são os metais. Sendo assim, os condutores metálicos são os que apresentam menor resistência elétrica e, por isso, os mais indicados a serem utilizados nas linhas de transmissão de eletricidade.

Biblioteca de Física

Biblioteca de Física

Os conteúdos relacionados à eletricidade e ao magnetismo costumam ser cobrados em provas de grande escala. Por isso, é importante conhecê-los a fundo de modo a dominar essa área da Física. Assista aos vídeos selecionados:

A resistividade elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica, de forma que: quanto maior for a resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica, e quanto menor a resistividade, mais ele permitirá a passagem da corrente elétrica. Para entender a resistividade elétrica, vejamos primeiro o conceito de resistência elétrica.

Resistividade elétrica é a medida do quanto de dificuldade a corrente elétrica terá para atravessar um determinado material quando ele estiver conectado a uma tensão elétrica.

Diferenças entre resistividade e condutividade

O valor da resistividade nem sempre é constante, pois ela aumenta com a temperatura. Isso ocorre porque o calor causa aumento na agitação molecular, ocasionando colisões no interior do condutor, o que aumenta a resistência do material.

Pode-se ver que a resistividade do cobre e a resistividade do latão são baixas e, em vista de seu custo, em relação à prata e ao ouro, tornam-se materiais econômicos para uso em muitos fios.

O banho de ouro é muito fino, mas mesmo assim é capaz de fornecer o desempenho necessário nos conectores. Além disso, como não oxida como muitos outros metais, isso também é um benefício adicional significativo.

Fórmulas da resistividade elétrica

<strong>Fórmulas da resistividade elétrica</strong>

A definição de resistividade afirma que a resistividade de uma substância é a resistência de um cubo dessa substância com arestas de comprimento unitário, com o entendimento de que a corrente flui normal às faces opostas e é distribuída uniformemente sobre elas.

A resistividade de um material, por definição, é a oposição que ele oferece ao fluxo da corrente elétrica que o atravessa. Dessa maneira, a resistividade é inversamente proporcional ao fluxo de cargas elétricas que passa dentro dele. Ou seja, quando maior for a resistividade, mais difícil para uma carga elétrica passar dentro do corpo.

Atualmente, essa grandeza física é denotada pela letra grega rô (ρ). No Sistema Internacional de Unidades, a sua unidade de medida é o ohm-metro (Ωm). Além disso, a resistência específica depende da temperatura. Geralmente, as medidas são feitas a uma temperatura de 20 °C. Por exemplo, nos metais, a resistência específica aumenta com a temperatura. Já nos semicondutores, ela diminui com o aumento da temperatura.

Exercícios resolvidos sobre resistividade elétrica

Eles são usados ​​de forma semelhante em filtros de alto desempenho. O quartzo tem um nível de resistividade muito alto e não é um bom condutor de eletricidade, sendo classificado como isolante.

Quanto maior for a área de seção transversal A, menor será a resistência do condutor, uma vez que é mais fácil a passagem das cargas elétricas por uma área maior;

Os resistores são dispositivos que se opõem ao fluxo da corrente elétrica dentro de um circuito. Para isso acontecer, eles devem ser feitos de materiais com uma resistência específica alta. No vídeo, os professores Claudio Furukawa e Gil Marques ilustram o que são e como esses dispositivos se comportam.

Resistividade dos materiais

A resistividade, também chamada de resistência específica, é a propriedade física que define quanto um material se opõe à corrente elétrica. Essa grandeza também ajuda a definir se um determinado material é bom condutor. Ela depende, de maneira geral, do comprimento e da resistência elétrica do material. Veja a seguir o que é, como calcular e diferença com a resistência.

O professor Marcelo Boaro explica como calcular a segunda lei de Ohm. Além disso, o docente explica o que é a resistividade de um determinado material e aponta de que maneira essa grandeza pode variar com a temperatura.

Outros materiais na tabela de resistividade elétrica podem não ter aplicações tão óbvias. O tântalo aparece na tabela porque é usado em capacitores – níquel e paládio são usados ​​nas conexões finais de muitos componentes de montagem em superfície, como capacitores.

Fatores que influenciam na resistividade elétrica

Tensão | Corrente | Potência | Resistência | Capacitância | Indutância | Transformadores | Decibéis, dB | Leis de Kirchoff | Fator de qualidade, Q | Ruído de RF | Formas de Onda

Note que a equação acima descreve o valor da resistência elétrica do material. Contudo, para que a resistência específica seja encontrada, basta arranjar e organizar a equação de modo a determinar o valor dessa grandeza.

A resistividade do ouro também é importante porque o ouro é usado em algumas áreas críticas, apesar de seu custo. Freqüentemente, o revestimento de ouro é encontrado em conectores de baixa corrente de alta qualidade, onde garante a menor resistência de contato.

Videoaulas

Videoaulas

A Raisa distribui equipamentos para soldagem e para teste e medição há mais de 30 anos! Considere explorar algumas das nossas principais soluções navegando nas categorias abaixo:

O quartzo encontra seu uso principal como elemento ressonante piezoelétrico. Os cristais de quartzo são usados ​​como elementos determinantes de frequência em muitos osciladores, onde seu alto valor de Q permite que circuitos com frequência muito estável sejam feitos.

Conhecendo essas relações de proporcionalidade entre a resistência e as características do condutor, podemos obter uma equação para a resistência elétrica:

Como calcular a resistividade de um fio de cobre?

Medindo-se a resistência de um fio uniforme e homogêneo em função de seu comprimento, pode-se determinar a resistividade do material de que ele é feito. Para isso, basta conhecer a área da seção reta do fio. Determinar a resistividade elétrica de um fio de metal.

Qual a resistência elétrica de um fio de cobre?

A Segunda Lei de Ohm é uma expressão matemática que relaciona as propriedades físicas que interferem na resistência elétrica de um corpo condutor e homogêneo....Tabela de resistividade.