Existem diversos tipos de ferros fundidos: cinzento, esferoidal, branco e maleável. Dependendo do tipo apresenta aplicações diferentes: em motores, válvulas, engrenagens e outras. ... A magnetita (Fe3O4) e o óxido de ferro III (Fe2O3) têm aplicações magnéticas.
O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2% a 7%), silício (entre 1 e 4%), podendo conter outros elementos químicos.
Ferro fundido branco Formado por uma taxa de resfriamento mais alta e é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão, alta dureza e baixa ductilidade. Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura.
O ferro fundido cinzento oferece facilidade na fusão e na moldagem, possui boa resistência mecânica (compressão), resistência ao desgaste e boa capacidade de amortecimento.
Para isso, lança-se mão do chamado sistema de “coquilha” ou “coquilhamento”, que consiste em derramar o metal líquido em moldes metálicos, onde o metal resfria em condições tais ou com tal velocidade que praticamente toda a grafitização é eliminada e o carbono fica retido na forma combinada.
Nosso primeiro eletrodo é o mais comum e mais queridinho dos serralheiros e soldadores. O E6013: Indicado para trabalho com chapas finas que precisam de baixa penetração para evitar o furo, em diversas posições de soldagem. Na maioria das vezes ele é utilizado em metais como metalon, tubulações e chapas galvanizadas.
A idéia básica é a seguinte: espalhe um óleo de secagem de grau alimentício em uma panela de ferro fundido e asse acima do ponto de fumaça do óleo. Isso iniciará a liberação de radicais livres e polimerização. Quanto mais secar o óleo, mais difícil será o polímero. Então comece com o óleo certo.
É comum quebrar uma banheira de ferro fundido com uma marreta....Para quebrar um banho de ferro fundido, você precisará de:
Seu ferro de solda caseiro está prontinho! Para usar, basta acender o isqueiro e deixar a ponta do fio ficar bem quente, avermelhadinha. Então, desligue o isqueiro e use o fio de estanho, aquele arame próprio para soldas. Encoste-o no fio quente para que ele derreta e faça o conserto aí na sua humilde residência.
Com todas as dicas preliminares em mente, é hora de colocar tudo em prática:
Passe um pano sem algodão se necessário. Aqueça a solda que precisa remover. Coloque a ponta do ferro de solda para que esquente o componente e a placa. Segure no lugar até que a solda derreta, o que deve levar de um a cinco segundos, dependendo do tamanho do componente e da quantidade de solda.
Como soldar os componentes eletrônicos Limpe bem a área e passe a pasta de solda. Agora, com o ferro de solda ligado, estanhe a ponta dele. Provavelmente vai ficar um pouco de excesso, então remova com a esponja. Então toque o ferro de solda no lugar a ser soldado, e encoste o fio de solda.
Como aplicar o fluxo de solda? A utilização do fluxo de solda, pode ser feita por um aplicador plástico de fluxo e/ou ponteira de plástico, aplicando diretamente nos terminais que serão soldados e após limpar com álcool isopropílico (exceto em casos onde o fluxo de solda seja no-clean).
O Fluxo de solda é um produto químico, que facilitará na fixação e dureza dessa solda. A maioria dos profissionais que trabalham com manutenção de placas e circuito elétricos o utilizam para deixar os terminais eletrônicos mais fáceis de receber a solda.
Depois de usarmos a pasta é muito importante que o local da soldagem ou dessoldagem seja muito bem limpo com um pincel duro de modo a remover qualquer vestígio da pasta. Um algodão com solvente deve completar o processo de limpeza.
Como usar: Esquente os terminais do SMD com o seu ferro de solda, e, posteriormente derreta o SALVA SMD, misturando com a solda comum do componente. Isso vai fazer com que o chip fique solto por mais tempo e você conseguirá fazer a remoção do SMD.