A Hemoptise deve sempre ser diferenciada da hematêmese pelas seguintes características: vômito com sangue vermelho vivo, ausência de náuseas, presença de bolhas de ar, precedido de tosse, com ou sem expectoração.
A hematêmese é o vômito de apreciável quantidade de sangue. Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos seg- mentos mais altos do trato digestivo.
O vômito com sangue, cientificamente chamado de hematêmese, é a saída de sangue não digerido pela boca e pode acontecer devido a qualquer alteração envolvendo os órgãos constituintes do trato gastrointestinal, como estômago, esôfago e garganta, por exemplo.
Informações úteis:
Vomitar sangue durante a gravidez indica um problema de saúde grave. O corpo está a avisá-la que existe um estado de inanição e desidratação significativo. Também pode estar a avisar que o seu corpo necessita de nutrientes, que tem uma intoxicação alimentar ou que tem tensão alta na gravidez.
Vomitar sangue é uma emergência médica. O vômito pode ser composto apenas por sangue, mas alguns restos de alimentos ainda não digeridos podem vir junto também.
Devido às mudanças hormonais da gravidez, a mucosa (capa que entra em contato com o ar) do aparelho respiratório superior se congestiona, gerando uma sensação de “nariz entupido”, mudanças na percepção de odores e sangramento espontâneo.
O vômito amarelo ou verde normalmente não representa situações graves, podendo ser apenas indicativo de que o estômago está vazio, por exemplo. Porém, quando acompanhada por outros sintomas ou quando é muito frequente pode significar graves problemas de saúde, sendo importante ir ao médico.
A hiperêmese gravídica é uma situação em que a gestante vomita várias vezes ao ao longo do dia, durante semanas, o que pode provocar mal estar e acabar comprometendo o estado nutricional da mulher, gerando sintomas como boca seca, aumento da frequência cardíaca e perda de peso acima de 5% do peso corporal inicial.
A obstrução do intestino delgado pode produzir um vómito amarelo-esverdeado. Os vómitos podem estar associados a outros sintomas como a febre, diarreia com ou sem sangue e qualquer uma destas situações justifica observação pelo médico.
Como eu sei que o meu bebê tem fome ou já está saciado?
A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite.
O que fazer quando o bebê vomita Quando o bebê vomita é importante não insistir na mamada e, na refeição seguinte, deve-se dar de mamar ou a mamadeira como normalmente.
Seu filho acaba de mamar e sempre coloca todo o leite para fora com a maior naturalidade do mundo. Será que é normal? Ele pode ter refluxo gastroesofágico, que é comum em bebês, mas ocorre também com os mais velhos.
Quando o bebé vomita, uma grande quantidade de leite é expelida. Isto pode ocorrer devido a uma alimentação excessiva ou a uma infeção. Se o seu bebé vomitar em jato, deve procurar aconselhamento médico junto do seu profissional de saúde.
A introdução de novos alimentos deve ser feita de maneira gradual, sempre observando se a criança está tolerando bem a transição. “Na maioria dos casos de alergia alimentar, os sintomas são gastrointestinais, como vômitos e diarreias.
A criança pode comer todos os tipos de frutas, desde que esteja com a saúde em dia e que não tenha nenhum tipo de alergia....Porém, é comum que as pessoas se lembrem das seguintes frutas ao iniciar a introdução alimentar:
Durante o Gag, o bebê parece estar com ânsia de vômito, às vezes tosse e sua língua faz movimentos para frente, trazendo o alimento de volta para a parte da frente da boca, para ser mais mastigado ou colocado para fora da boca. Alguns bebês vomitam um pouco com o reflexo de gag e isso também é normal.