Os números romanos (ou algarismos romanos) são indicações numéricas utilizadas para indicar séculos, capítulos e páginas de livros, horas dos relógios, nomes dos papas e reis, dentre outros. ... O I corresponde ao número 1, V ao 5, X ao 10, L ao 50, C ao 100, D ao 500 e o M ao mil.
Regras de utilização dos Números Romanos A letra X é utilizada somente antes do L e do C, por exemplo: XL = 40; XC = 90. A letra C é utilizada somente antes do D e do M, por exemplo, CD = 400; CM = 900.
O número romano XVI corresponde ao número 16 (dezesseis). O Século XVI corresponde aos anos de 1501 a 1600.
Este século é visto pelos historiadores como o período que a civilização ocidental se desenvolveu e se impôs. ... Durante o século XVI Portugal e Espanha exploraram os oceanos do mundo e abriram uma série de rotas comerciais marítimas.
Os Século XVI e XVII marcaram o início da ocupação do território com o sistema de capitanias hereditárias, a implementação da empresa açucareira e do tráfico negreiro. A exploração do território se articulou ao imenso império colonial português, com possessões também na África e na Ásia.
O número romano XVII corresponde ao número 17 (dezessete). O Século XVII corresponde aos anos de 1601 a 1700.
O século XVII foi marcado na Inglaterra por uma série de lutas políticas que opuseram de um lado a monarquia absolutista e a nobreza feudal e de outro a burguesia e a nobreza mercantil (que tinha transformado seus feudos em pastos para produção de lã).
O período também é conhecido como "século das luzes" ou "século da razão". Na Europa continental, os filósofos sonhavam com uma era mais brilhante. ... O século 18 também marcou o fim da República das Duas Nações (Polônia e Lituania) como um estado independente.
entre os séculos XV e XVI, ocorreu a transição da idade média para idade moderna. Sintetize as principais características desse novo período.
A expansão marítima europeia teve como principais mudanças a transferência de recursos, atualização mundial e cultural, e principalmente de expansão comercial.
Idade Moderna foi uma das formas encontradas pelos historiadores para se dividir a história da humanidade. Seu recorte temporal inicia-se com a queda do Império Bizantino e a tomada da cidade de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano, em 1453. Seu recorte final está delimitado com a Revolução Francesa, em 1789.
A Idade Moderna é o período que vai de 1453 até 1789. Ela vem depois da Idade Média. ... O fato que indica o fim da Idade Moderna é a Revolução Francesa. A bússola magnética tem uma agulha que aponta para o norte.
Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
O que estipula o início da Idade Média é a destituição de Rômulo Augusto do trono romano, em 476, e o que estipula seu fim é a conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453. A Idade Média é dividida pelos historiadores em duas grandes fases, que são: ... Baixa Idade Média: século XI ao século XV.
1517
No período há a ascensão, estagnação e esgotamento do feudalismo, o surgimento do Humanismo e do Renascimento, o fenômeno do fundamentalismo cristão, as invasões mouras, as Cruzadas e o surgimento das primeiras navegações oceânicas mais abrangentes.
A Alta Idade Média (do século V ao XI) se inicia com o fim do Império Romano e o início do feudalismo. Enquanto a Baixa Idade Média (do século XI ao XV) compreende o enfraquecimento do sistema feudal e a transição para o sistema capitalista. ... Durante esse período, o sistema feudal se consolidou na Europa.