Rosa dos ventos é um desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica, utilizada para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro. É formada pelos pontos cardeais e seus intermediários.
Usar os braços neste caso também é eficaz, basta apontar o braço direito para o Leste (E) onde o Sol está nascendo. Com isso, o braço esquerdo ficará apontado para o Oeste (W). Em sua frente será a direção Norte (N) e atrás de você será a direção Sul (S). – A rosa dos ventos é um dos elementos que compõem os mapas.
É uma imagem que representa os seus 4 sentidos fundamentais além dos ventos intermediários. ... Em qualquer caso, a Rosa dos Ventos mostra a direção dos quatro sentidos fundamentais para a orientação geográfica: de norte a leste, de leste a sul, de sul a oeste e de oeste a norte.
A Rosa dos Ventos em sua forma mais comum pode indicar foco ou direção, mas com a adição de uma âncora, por exemplo, representa alguém que encontrou o seu caminho depois de se sentir perdida por um tempo. Já com referências marítimas, como o mar ou um leme, denuncia o amor pelos oceanos.
Resumidamente, a âncora é um símbolo que significa a segurança e a estabilidade. As tatuagens nesse tema são perfeitas para casais e para simbolizar amizade também. “A âncora é um instrumento que devolve a esperança nos momentos turbulentos. Esses momentos podem representar a vida de um casal, por exemplo.”
A flor de lótus está relacionada, acima de tudo, à vida. Por ser uma flor que nasce do lodo, do pântano, ela também simboliza a superação, a força, a capacidade de passar pelas dificuldades e ver o lado positivo da situação.