Desnutrição infantil
A desnutrição infantil é uma situação caracterizada pela deficiência de nutrientes do organismo da criança, o que pode acontecer devido à alimentação incorreta, privação de alimentos ou devido a alterações no trato gastrointestinal, como doença de Crohn e colite ulcerativa, por exemplo, em que a absorção dos nutrientes ...
Nas consultas pediátricas, o médico pesa o bebê para monitorar seu crescimento. Quando o peso não aumenta ou regride na curva de crescimento, ele pode estar desnutrido. Esse sintoma pode ser acompanhado por falta de força e energia, além de dificuldade de concentração e crescimento atrofiado.
Sugestões para aumentar calorias e proteínas na dieta de pacientes desnutridos
Como evitar a desnutrição infantil
Os principais sintomas de desidratação nas crianças, são:
Mas, como evitar que o bebê fique desidratado? Se ele for menor de seis meses, a melhor forma de evitar o aparecimento da doença é por meio do aleitamento materno exclusivo. Bebês maiores devem ser estimulados a tomar água frequentemente e consumir frutas e alimentos com maior quantidade de água.
Quando houver vômitos, a reidratação deve ser iniciada com uma colher de chá (5 ml) de soro a cada 10 minutos para os bebês. Para as crianças maiores, de 5 ml a 10 ml a cada dois a cinco minutos. A cada 15 minutos, deve-se aumentar um pouco a quantidade de soro oferecida para que a criança consiga ficar hidratada.
Experimente vaselina simples ou creme hidratante à base de petróleo, solúvel em água. Para evitar que os lábios gretem, tente proteger a sua bebé do vento quando forem passear e, quando possível, use um humidificador no quarto dela.
A manteiga de cacau fornece propriedades calmantes superiores e ajuda a pele do bebê a reter sua umidade natural. A vitamina E é um antioxidante natural que auxilia na hidratação da pele. Esta fórmula hipoalergênica, não oleosa, absorve rapidamente, deixando a pele macia e suave.
Boca seca (xerostomia) significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse.
Hidratação. A hidratação da área ressecada é a maneira mais eficaz e adequada de tratar os lábios. Manteiga de cacau, hidratantes labiais e, em casos mais graves, pomadas usadas para evitar a assadura na pele dos bebês devem ser aplicadas.
3 dicas simples para hidratar os lábios ressecados
Como evitar lábios rachados e ressecados no frio
Comer algo frio Além disso, tanto o iogurte como a gelatina, também são ótimas opções para comer após a queimadura na língua porque refrescam e hidratam a região e devido à sua textura, ao deslizarem pela língua estes alimentos acabam reduzindo a dor e o desconforto da queimadura.
Coloque a área queimada debaixo da água fria (e não gelada) ou coloque compressas limpas e frias sobre a queimadura até que a dor desapareça. O resfriamento das lesões com água fria é o melhor tratamento de urgência da queimadura.
O tratamento é feito de acordo com o grau da queimadura. Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica. Além disso, há também a opção de auxílio terapêutico através da laserterapia infravermelha de baixa potência.
O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.
Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias. Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, consuma alimentos mais moles e bebidas frias.
Bochechar água fria por 2 a 3 minutos, ou tomar sorvete ou iogurte não muito gelados também ameniza os sintomas de queimados.
Provavelmente pode ter "queimado" a garganta, oriento procurar um otorrinolaringologista para descartar qualquer outra lesão.
Alimentos muito quentes, como chá, café ou até mesmo qualquer tipo de comida que foi esquentada acima do comum, podem provocar úlceras. “Eles podem provocar lesões ulceradas em cavidade oral e despapilação lingual, causando perda do paladar por um curto período de tempo”, comenta a especialista.
Líquidos gelados com alimentos quentes podem causar sensibilidade nos dentes, mas dentro do corpo eles se adaptam à temperatura interna e não causam problemas ao estômago, destacou Beatriz. Segundo ela, alguns chás ajudam no processo digestivo, mas em pequena quantidade (até 200 ml).
Beber uma quantidade maior de água junto ao café faz bem para a saúde. Além dos benefícios naturais atribuídos à água mineral como ao auxílio à diminuição do estresse e da presença de radicais livres, ela é uma boa acompanhante do café por conta da hidratação.