Significado de homogenizar Juntar ou combinar vários elementos, obtendo um todo coerente, idêntico ou de mesmo teor: homogeneizava substâncias distintas. Tornar homogêneo; fazer ficar igual ou semelhante: homogeneizavam teorias; os contrários não se homogeneízam.
7 sinônimos de homogenizar para 1 sentido da palavra homogenizar: Tornar uniforme: 1 equalizar, equilibrar, igualar, nivelar, uniformizar, homogeneizar, igualizar.
Significado de Homogenização substantivo feminino Ação, desenvolvimento, resultado de homogeneizar ou homogeneizar-se; fazer com que alguma coisa se torne homogênea. Procedimento através do qual o leite é impedido de decantar seus constituintes. Forma preferencial: homogeneização.
A técnica de homogeneização por meio de fatores consiste em proceder modificações nos preços de cada elemento da amostra, decorrentes da alteração dos diversos atributos, de modo que, ao final do tratamento, os preços homogeneizados se refiram a um imóvel de características padronizadas (paradigma), que poderão até ...
A homogeneização é um processo tecnológico que quebra a gordura em partículas menores e agrega essa gordura à proteína do leite. ... Então, do ponto de vista do consumidor, o leite homogeneizado é um leite que não forma nata, independente do teor de gordura que ele tenha.
Os dois métodos de pasteurização tem um único objetivo: eliminar todos os microrganismos patogênicos do leite. Após a pasteurização, o leite é resfriado imediatamente, sendo levado a uma temperatura de 2oC a 4oC em menos de 10 segundos.
O beneficiamento do leite envolve uma série de operações que visam assegurar o padrão de qualidade do produto em um período de conservação mais longo. ... O leite pode ser comercializado sob a forma fluída ou de inúmeros produtos derivados, como os queijos, iogurte, manteiga, ricota, requeijão e doces.
A principal finalidade da clarificação do soro de leite é remover partículas finas de coalho para permitir a máxima eficiência possível no processo posterior de separação de gordura.
Para desnatar o leite de maneira natural, basta deixá-lo em repouso, de um dia para o outro ou 12 horas, mais ou menos, para que os glóbulos de gordura, por serem menos densos, subam à superfície desse líquido, ficando separados. Basta depois, com todo o cuidado, retirar a gordura, com o uso de uma espumadeira.
Entende-se por "Leite fluido a granel de uso industrial" o leite higienizado, resfriado e mantido a 5° C, submentido, opcionalmente, à termização ( pré-aquecimento), pasteurização e/ou estandardização (padronização) da matéria gorda, transportado em volume de um estabelecimento industrial de produtos lácteos habilitado ...
O leite bovino contém vários compostos que possuem nitrogênio em sua composição, dos quais 95% ocorrem como proteínas. As proteínas quantitativamente principais estão agrupadas em duas grandes classes: caseínas (80%) e proteínas do soro (albuminas - 16% e globulinas - 4%).
O processo de pasteurização do leite é realizado por um pasteurizador de placas. Ao passar pelo pasteurizador, o leite é aquecido até a temperatura de 75C° durante 14 segundos, e em seguida é resfriado a 5C° através de um trocador de placas com circuito de água gelada.
Como Funciona um Chiller de Placas: O mosto quente passa de uma entrada do trocador de calor (chiller) para a saída através de canais, formados por placas de metal. Da mesma forma a água fria passa de uma entrada do trocador de calor, mas em sentido reverso para outra saída.
O trocador de calor funciona de uma forma simples. A água da piscina se aquece por meio de um sistema de passagem. A água não aquecida atravessa um sistema formado por 2 tubos: um interno e outro externo. O tubo de fora transmite calor para o tubo interno por onde transita a água.
A pasteurização é fundamental para a segurança e a qualidade dos alimentos. ... O processamento térmico de alimentos é uma prática comum na indústria alimentícia, aplicado com o objetivo de preservar a qualidade do produto e reduzir sua carga microbiana para evitar danos à saúde do consumidor.
Seu foco principal é a eliminação de micro-organismos patogênicos, ou seja, aqueles que podem transmitir doenças. Muitos não sabem, mas o nome pasteurização foi dado em homenagem ao criador do método, o químico francês Louis Pasteur.
Método de conservação de alimentos no qual temperaturas moderadamente altas (62 ° C a 100 ° C) são usadas (por cerca de 15 a 30 minutos) para inativar certas enzimas e matar certos microorganismos (como aqueles que causam tuberculose), especialmente no leite.
A pasteurização é o tratamento térmico de um produto para matar bactérias patogênicas e reduzir a atividade enzimática.
A pasteurização é um processo de variação de temperatura realizado em alimentos, com o objetivo de destruir microrganismos patogênicos que possam estar na composição do produto alimentício. ... Entretanto, a pasteurização é realizada em alimentos como o queijo, sorvete, vinho, cerveja, entre outros.
Pasteurização é o processo utilizado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1862, tendo esse nome em homenagem ao químico francês que o criou, Louis Pasteur.
A pasteurização é uma técnica de conservação de alimentos. ... A esterilização consiste no aquecimento de alimentos a uma temperatura elevada, durante minutos ou segundos, com a finalidade de destruir todos os microrganismos presentes e inativar as enzimas capazes de deteriorar o alimento durante a estocagem.
A ultrapasteurização ou pasteurização UHT (do inglês "Ultra-High Temperature", temperatura ultra-alta), é um processo de esterilização de alimentos por aquecimento. ... O produto UHT mais conhecido é o leite, mas esse processo também é usado em sumos de frutas, cremes, iogurtes, vinhos, sopas e outros.