“Adaptação fisiológica é uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO”.
No processo de adaptação literária são utilizados processos e feitas escolhas norteadas de acordo com o público ao qual a obra adaptada se destina – neste caso, o infantojuvenil –, implicando em abordagens específicas de texto e imagem.
Adaptação e Lesão Reversível Usualmente as células adaptam-se por diferentes alterações celulares, que repercutem nos tecidos e órgãos, a saber, hiperplasia, hipoplasia, hipertrofia, hipotrofia, atrofia, metaplasia e acúmulos intracelulares.
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
Qualquer agente que determine reações anormais na célula, podendo levar à perda da capacidade de compensação e gerar alterações bioquímicas, fisiológicas e morfológicas.
As lesões mais comuns no esporte
Segundo um estudo da Universidade de São Paulo, os esportes que mais causam lesões no joelho são:
Habitualmente, uma lesão causada pelo desporto deve-se a métodos de treino incorrectos, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais do que outras e fraqueza dos músculos, tendões e ligamentos.
Fases das lesões
Quem pratica esportes, seja de maneira profissional ou amadora, está sujeito a possíveis lesões: das mais simples, como cãibras e contusões, até as mais complicadas, como rupturas de ligamentos e fraturas.
Como prevenir as lesões esportivas?