Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua. A semântica está dividida em: descritiva ou sincrônica – a que estuda o sentido atual das palavras e em histórica ou diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço.
Verificado por especialistas A oposição semântica é um recurso utilizado para caracterizar expressões ou palavras com sentidos/significados opostos. Quando se opta por uma palavra também opta-se por seu significado, que de outra maneira remete a um sentido diferente, em oposição. Espero ter ajudado, bons estudos!
Quando polemistas dizem que uma questão é “semântica”, querem dizer que ela é secundária. Pensam que há uma 'coisa' no mundo e que é ela que interessa. Os nomes que a designam seriam ou irrelevantes ou estariam errados.
A semântica tem por objeto de estudo o significado das palavras. Aprenda a diferença entre linguagem denotativa e linguagem conotativa, e veja exemplos de textos com cada uma.
Semântica
Uma definição possível para Semântica é “o estudo do significado”. Não só possível como também muito corrente. Não obstante, essa definição é um modo vago de apresentar a disciplina, pois a pragmática também é o estudo do significado.
A Pragmática analisa a linguagem considerando a influência do contexto comunicacional, extrapolando assim a visão da Semântica e da Sintaxe. ... Trata-se do ramo da linguística que analisa o uso concreto da linguagem pelos falantes da língua em seus variados contextos.
A pragmática é o ramo da linguística que estuda o uso concreto da linguagem pelos falantes da língua nos seus diversos contextos, ou seja, estuda a relação existente entre o significado das palavras, os interlocutores e o contexto.
São exemplos diferentes de concepções pragmáticas da arte a concepção econômica antiga e a concepção política moderna. Antigamente a arte era pragmática pois era por meio da arte que se produziam os utensílios (colheres, vasilhames, roupas, etc) que as pessoas usavam no cotidiano.
A arte com função Pragmática ou Utilitária é aquela usada para fins não artísticos, ou seja, o objeto artístico não possui valor em si mesmo, mas a partir de sua utilidade. Para o artista naturalista, o objeto artístico precisa manter-se fiel à realidade, representando-a da forma mais natural possível.
Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado beleza, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; as ideias de obra, de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes.
A Função Pragmática diz respeito a finalidade da arte. ... Um dos objetivos da arte é valorizar as percepções das pessoas, como a sensibilidade, a cognição e a expressão. Porém ela também possui uma função social onde a arte se sobrepõe a função da comunicação.
Observador-autor O artista se aproxima e se afasta, constrói e observa buscando várias percepções e decisões no processo de construção da obra, ou mesmo na concepção do projeto.
Resposta. De um modo geral, podemos dizer que a arte tem três funções principais: a função pragmática, a função formalista e a função naturalista. ... Naturalista: a função naturalista da arte avalia sua integridade, ou seja, seu conteúdo e sua mensagem são mais importantes que a forma em que é apresentada.
As três funções da arte, são:
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Resposta. Função pragmática ou utilitária – Segundo essa função, a arte serve como meio para se alcançar um fim não-artístico, não sendo valorizada por si mesma, mas por sua finalidade. Esses fins não-artísticos variam muito no decorrer da história. ... Função formalista – Visa a forma de apresentação a obra de arte.
Definição de arte A arte possui um caráter estético e está intimamente relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos. Como exemplo, podemos citar a pintura, a dança, a música, o cinema, a literatura, a arquitetura, etc.
A arte se mostra importante para a compreensão da História porque reflete um conjunto de símbolos (que expressam pensamentos dos artistas) que pertencem a um determinado momento histórico. ... Basicamente, as obras dos artistas eram baseadas na condição social, econômica e política do país naquele momento.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
Conhecia-se no passado apenas setes expressões artísticas, realidade que foi alterada com os avanços, por exemplo, tecnológicos. São elas: literatura, pintura, escultura e arquitetura, teatro, dança, música e cinema. Os núcleos sociais se aperfeiçoaram, o que proporcionou a inserção de outras formas de artes ao rol.
A arte nos oportuniza o autoconhecimento, a expressão e o enfrentamento da dor com mais serenidade, por outro lado auxilia a diminuir os níveis de tensão, estresse emocional e físico, tristezas, angústias e ansiedade, promove a estabilidade de doenças crônicas.