As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.
A interação lavoura-pecuária, o uso do sistema de plantio direto e a adubação verde são práticas que, se bem conduzidas, podem trazer maior qualidade ao solo arenoso, tornando-o produtivo para a cultura desejada.
O Solo Arenoso, chamado também de "solo leve", é um tipo de solo muito presente na região nordeste do Brasil. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).
solo siltoso
O melhor solo para plantio é aquele que possui muitos nutrientes, o ideal para o cultivo de plantas é o solo fértil, rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. No entanto, as texturas média e argilosa são recomendáveis para a maioria das culturas.
Problemas de fundação no solo podem impactar de forma grave seu projeto, durante e após a construção. Um exemplo famoso são os prédios tortos na orla de Santos (SP). Eles inclinaram ao longo do tempo porque as construtoras responsáveis pelas obras fizeram os alicerces sem a profundidade necessária.