Também pode solicitar a isenção quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Para isso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Quando o assunto é faculdade, pensamos imediatamente no Enem! O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular do Brasil e responsável por oferecer vagas em milhares de universidades públicas e privadas em todo o território brasileiro.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A justificativa será recebida no mesmo prazo dos pedidos de isenção, ou seja, de 17 a 28 de maio, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular. É preciso anexar documentos oficiais como atestado médico, boletim de ocorrência e outros.
AUSÊNCIA – Todos os motivos para justificar a ausência no Enem 2022 estão listados no Anexo I do Edital n.º 20/2023. Entre as justificativas aceitas, estão: assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável e morte na família. Os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência no exame anterior devem estar legíveis, datados e assinados.
Veja Edital de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021
» Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Se o estudante tiver sua isenção negada, a informação será dada por e-mail ou via SMS. O participante poderá recorrer para tentar que a gratuidade seja aceita.
Inscrições para os pedidos de isenção de taxa do Enem 2019 são recebidos
O Enem não é gratuito, já que os gastos com as provas são altos. Mesmo sendo um valor inferior aos principais vestibulares do Brasil, muitas pessoas não possuem condições de arcar com os custos para se inscrever. Em 2020, a taxa foi de R$ 85.
Sendo assim, você já sabe como funciona a isenção da taxa do Enem e conhece todas as formas de ingressar na faculdade a partir dessa prova! Agora é com você, hein? Não perca mais tempo e comece a sua preparação quanto antes. Lembrando que você pode sempre contar com o Stoodi nessa jornada! Cadastre-se grátis:
2) Em seguida, a Nanda vai te pedir para selecionar a imagem que corresponde ao objeto mencionado e para informar CPF e data de nascimento. Depois é só clicar em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.
O participante precisará anexar no site os documentos listados no Anexo I do edital de isenção para que o recurso seja analisado. É importante que o estudante observe em que categoria de isenção se encaixa para que providencie a documentação correta.
Ele concede vagas para faculdades públicas de todo o Brasil, além de contar com cotas para pessoas de baixa renda ou candidatos pretos, pardos e pobres ou pessoas com deficiência.
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
--> Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas: esses ganham isenção automaticamente quando fazem a inscrição no Enem
Acessibilidade – O Instituto disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e da justificativa de ausência no Enem 2022, voltadas para participantes com deficiência. A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais – uma novidade da edição deste ano. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações.
Se o participante tiver a isenção concedida e, posteriormente, ficar comprovado que houve fraude, o Inep exigirá o ressarcimento do prejuízo causado ao órgão e o estudante poderá responder criminalmente.
O Inep realiza o cruzamento de dados com a Receita Federal para verificação dos dados referentes ao CadÚnico, por isso, é importante manter sempre as informações atualizadas nos órgãos responsáveis e não dar dados falsos.