Na engenharia mecânica, a relação de engrenagens é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais engrenagens interligadas.
Numa engrenagem cônica, o diâmetro externo (De) pode ser medido, o número de dentes (Z) pode ser contado e o ângulo primitivo (d) pode ser calculado. Na figura a seguir podemos ver a posição dessas cotas. O diâmetro externo (De) é dado pelo fórmula De = Dp + 2 · M · cos d, onde Dp é o diâmetro primitivo e M é o módulo.
As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade.
A função de uma engrenagem é transmitir força ou torque através da rotação de um eixo. Portanto, através da junção de um par de engrenagens ou a combinação de várias delas, ou ainda combinadas com correntes de transmissão, são usadas para transmitir rotações e forças de um eixo motriz para um eixo movido.
As engrenagens dentes retos têm uma ampla gama de aplicações, sendo utilizadas em motores, como marítimos e de automóveis, relógios, máquinas de lavar roupa, siderúrgicas e na fabricação de trens.
Uma forma de se aumentar o torque e com isso a vantagem mecânica consiste em seu usar diversas engrenagens num arranjo que denominamos “caixa de redução”, conforme mostra a figura 7. Observe que à medida que vamos acrescentando novas engrenagens temos tanto a alteração do torque como também do sentido do movimento.
Se você deseja ajustar o torque de saída dentro da faixa de torque nominal, geralmente pode ajustar a tensão de entrada ou a quantidade de corrente de excitação. Se o motor CC tiver sido acionado, o torque só pode ser aumentado pelo redutor de velocidade, que pode ser multiplicado ou até aumentado em mil vezes.
Como calcular torque
Esta situação é muito simples de resolver, basta trocar as polias da lateral da máquina por polias que façam com que o eixo da serra gire 1.
Determine o torque na polia movida. Sendo r2 = 100 mm = 0,1 m, segue que o torque na polia movida é M2 = Ft · r2 = 0,44 · 0,1 = 0,044 Nm.
Transforme o equipamento existente: em alguns casos, basta embobinar o motor para aumentar suas rotações por minuto. Já em modelos com correias, é só alterar as polias da correia para acelerar o motoredutor. Utilize um inversor de frequência – mas atenção porque essa medida pode diminuir a vida útil do equipamento.
RPM em Polias
Como medir o tamanho de uma polia
Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.
Na transmissão por polias e correias, a polia que transmite movimento força é chamada polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e força é a polia movida ou conduzida.
As polias são máquinas simples que, corretamente associadas, podem reduzir o esforço necessário para levantar objetos. Polias são máquinas simples utilizadas basicamente para elevar verticalmente um corpo por meio da aplicação de forças em cordas ou fios.
As polias ou roldanas servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração). As polias podem facilitar a realização de algumas tarefas, dependendo da maneira com que elas são interligadas.
Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outra comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica, a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto.
Através da estruturação de roldanas associadas com cordas, cabos, correntes ou fios é possível levantar ou desviar a trajetória de objetos pesados com menor esforço. ... A roldana fixa funciona presa a um suporte, tal como um teto, de modo a facilitar a movimentação de um objeto para elevá-lo ou mudar a sua direção.
As Polias e Correias formam a base de sistemas mecânicos para equipamentos de transmissão de energia mecânica. Sendo assim, a sua principal função é transferir o movimento e força de um lado a outro da máquina, configurando um sistema de transferência de força e movimento altamente confiável.
Tipos de Roldanas
As polias ou roldanas servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração). ... Ela é muito utilizada para suspender objetos. Polia móvel. A polia móvel facilita a realização de algumas tarefas, como, por exemplo, a de levantar algum objeto pesado.
Resposta: