Introdução à Provérbios 3 Provérbios 3 pode ser divido em três partes: a primeira (1-10) e a terceira (21-35) são exortações para a boa conduta e promessas da bênção que vem como consequência. A segunda parte (11-20) declara a utilidade do castigo divino e o valor da sabedoria.
Provérbios não é apenas uma antologia e sim uma "coleção de coleções" relacionadas a um padrão de vida que perdurou por mais de um milênio. O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita.
Firmar, segurar, assentar, apoiar, Fundamentar-se, basear-se. Confia em Jeová de todo o teu coração e não te estribes na tua própria compreensão.
O rei Salomão foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi e Bate-Seba. ... Entretanto, Salomão não é mencionado na narrativa bíblica até que são descritos os últimos dias de seu pai, o rei Davi. O rei Salomão também era conhecido por Jedidias, que significa “amado pelo Senhor”, como assim foi chamado pelo profeta Natã.
Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. Salomão, cujo nome vem do hebraico “Chalom” (paz), era filho de Batsabéia e Davi que reinou durante quarenta anos as doze tribos que formavam o povo hebreu e que se reuniram na região da Palestina. ...
Salomão foi filho do Rei Davi e Bete-Seba, e tornou-se rei de Israel. Rico em sabedoria, dom que pediu ao Senhor para governara, foi ele quem escreveu os provérbios que estão na bíblia.
Podemos buscar sabedoria nos lugares certos, como nos estudos, na reflexão, nas escrituras, nos bons ensinamentos de Jesus Cristo.
“A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor”. Através desse versículo podemos destacar 2 objetivos da sabedoria: Proteger; Dar vida a seu possuidor.