Os vírus podem estar disfarçados como anexos de imagens engraçadas, cartões de mensagens ou arquivos de áudio e vídeo. Os vírus de computador também se espalham por meio de downloads da Internet. Os vírus de computador podem estar ocultos em softwares piratas ou em outros arquivos ou programas baixados.
Se a máquina estiver piscando constantemente a luz de acesso ao disco rígido, fazendo muito barulho ou apenas copiando arquivos absurdamente devagar, embora você não tenha iniciado nenhum processo que consuma recursos, isso pode significar que o disco está falhando ou que algum programa está constantemente lendo ou escrevendo alguns dados. De qualquer forma, não é um comportamento normal: é melhor ser conservador e verificar com a TI.
Pressione as teclas Windows + R para abrir a caixa Executar. Digite cmd e pressione Enter para abrir a interface do Prompt de comando.
Se o seu computador estiver infectado por vírus, é essencial saber como se livrar dele. Este artigo mostra tudo o que há para saber sobre como funcionam os vírus de computador e como removê-los. Leia nossa discussão a seguir sobre: Como se livrar de um vírus de computador. O que é um vírus de computador. Como saber se o computador está com vírus.
Se o software de segurança não autorizado não puder ser detectado ou removido usando o Verificador de Segurança da Microsoft ou a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Windows, tente as seguintes etapas:
A ferramenta de segurança cibernética saberá diferenciar e remover um vírus do arquivo sem precisar excluí-lo. No entanto, muitos vírus podem e causarão danos diretos aos seus softwares e arquivos. Você pode tentar recuperá-los com um backup.
Escolha Extensões na navegação superior e procure aquelas que você não se lembra de ter instalado. Selecione as extensões de que você não precisa ou não reconhece (elas podem ser malignas) e clique em Desinstalar.
Um malware é um termo usado para o software malicioso que é destinado a danificar ou executar ações indesejadas a um sistema de computador. Exemplos de malware incluem o seguinte:
Para saber mais sobre o panorama de ameaças do Mac, confira nosso guia detalhado de segurança para Mac.
A primeira é por meio de uma mídia removível, como uma unidade USB. Se você inserir no computador um disco ou pendrive USB de uma fonte desconhecida, ele poderá conter um vírus.
Vírus de computador se espalham por autorreplicação. Depois de invadir seu Mac ou PC, eles fazem cópias de si mesmos e se espalham por meio de anexos de e-mail infectados, macros envenenadas ou links maliciosos. Um vírus pode se enviar por e-mail para seus contatos, que acabarão enviando para os contatos deles, e assim por diante. Isso faz com que a infecção do vírus se espalhe exponencialmente, em especial se seus contatos não souber a diferença entre um aviso de vírus falso e a detecção de malware real no dispositivo.
Se você for baixar software ou aplicativos para seu computador, faça isso a partir de uma fonte confiável. Dois exemplos são a App Store da Apple e a Google Play Store. Evite fazer downloads a partir de uma janela pop-up ou de um site que você não conhece.
Comece a digitar Limpeza de disco no campo de pesquisa na barra de tarefas do Windows e selecione essa opção quando aparecer. Depois, selecione a unidade da qual quer remover os arquivos temporários. Percorra a lista de arquivos a serem excluídos e marque a caixa ao lado de Arquivos temporários. Depois, clique em OK.
Depois, confira nosso guia para gerenciar suas configurações de pop-up do Safari para minimizar o risco de obter malware acidentadamente de um anúncio ou pop-up arriscado.
Alguns vírus de Mac foram criados para induzir o usuário a pensar que tratam-se de produtos antivírus. Se você acidentalmente baixar um desses arquivos, seu computador pode ser infectado. Três exemplos de vírus de Mac desse tipo são “MacDefender”, “MacProtector” e “MacSecurity”.
Se a infecção pelo vírus começou quando você baixou o novo software, ele pode ser o responsável pela infecção por vírus ou malware. Embora a Apple App Store examine os aplicativos, malwares podem se infiltrar. E se você baixou algo diretamente do site de um desenvolvedor, ele também pode conter malware.
Depois de escanear o PC, seu software antivírus informará se algum malware for encontrado. Siga as etapas para remover o vírus ou colocar os arquivos infectados em quarentena.
Se, de repente, alguns serviços ou sistemas pararem de conceder acesso após digitar sua senha (corretamente), isso é motivo para cautela. Você pode tentar redefinir sua senha, mas se outra pessoa a alterou, não há garantia de que ela não fará isso novamente. É melhor notificar o responsável pela segurança. Você também deve fazer isso se de repente for desconectado dos serviços ou se estiver recebendo várias notificações sobre tentativas de alterar sua senha. Tudo isso pode indicar um possível ataque.
Baixe apenas programas de sites em que você confia. Se você não tiver certeza se deseja confiar em um programa que deseja baixar, insira o nome do programa em seu mecanismo de pesquisa favorito para ver se alguém relatou que ele contém spyware.
Para proteger seu computador contra outros ataques, altere todas as suas senhas, para o caso de elas terem sido comprometidas. Isso só é estritamente necessário se você tiver motivos para acreditar que as senhas foram capturadas por malware, mas é melhor prevenir do que remediar.
Como remover vírus sem antivírus
Ao iniciar o computador, pressione repetidamente a tecla F8 . Será exibido o Menu de opções avançadas do Windows (Windows XP) ou o menu de Opções avançadas de inicialização (Windows Vista ou Windows 7) . Destaque a opção Modo de segurança e pressione a tecla Enter .
Remover malware do computador no Windows 10
Como remover vírus e malware do Windows 10?
Nota: Desinstale qualquer qualquer aplicativo que você não tenha instalado, Pressione as teclas Windows+C, no campo pesquisa digite “Desinstalar um Programa” quando o ícone aparecer clique sobre o mesmo, em Programas e Recursos, desinstale um a um. Efetue o teste e verifique se o comportamento foi solucionado.
No Google Chrome
Para isso você deve:
É possível que, ao navegar na Internet, suas abas do Chrome tenham fechado sozinhas. Esse comportamento do navegador, porém, não é normal. Pelo contrário, pode ser um alerta de vírus no computador. Essa alteração atende pelo nome de adware, um vírus que aparece durante a instalação de softwares confiáveis.
Clique em Anúncios e extensões no Menu de páginas e, depois, em Extensões automáticas na parte superior da página. Clique no menu de três pontos à direita e selecione Opções avançadas. Selecione Desativar extensões automáticas específicas e escolha qual extensão desativar.
Se você estiver vendo notificações inoportunas de um site, desative a permissão:
Ativar ou desativar pop-ups
Melhores antivírus para celulares Android