União de filosofia e religião que prega a harmonia da vida Religião politeísta, o taoísmo acredita que o Tao tem o papel de criador de todas as coisas existentes. ... Assim, os adeptos do taoísmo seguem a busca pelo Tao, que significa caminho e representa a força do universo.
O taoísmo constitui uma doutrina mística e filosófica que exerceu grande influência na China ao longo da sua história. O confucionismo constitui um conjunto de pensamentos, regras e rituais sociais praticados pelas elites chinesas até a queda do regime imperial, em 1911.
Os taoístas acreditam na essência de todas as coisas. O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.
O Taoismo tem centelhas de Direitos Humanos na sua própria tese fundamental de Homem como prolongamento de um Princípio Imortal. Também comunga com os “Direitos Humanos” a visão de que todos os homens partilham da mesma origem, provêm de uni Princípio Imortal único e retornam a esse Princípio Imortal.
Por conseguinte, a ideia de doença no taoismo está associada à dissociação de yin e yang, ao esgotamento da força vital decorrente da idade e das agitações cotidianas, ao acúmulo de energias nocivas e ao consequente bloqueio da circulação da força vital no corpo e da conexão entre a pessoa e as energias do mundo ...
Yin e Yang são conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio da noite, Lua, a passividade, absorção. O yang é o princípio do Sol, dia, a luz e atividade.
Tendo estabelecido a relação entre o caráter xamânico atribuído por Izutsu ao Taoísmo e ao Sufismo de Ibn Arabi com a religião, falta-nos indicar como algo que se origina como um xamanismo pode dar origem a uma proposta filosófica tão sofisticada.
Yin-Yang
O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro. Além disso, também são indicados como o Tigre e o Dragão, representando lados opostos.
Yin Yang na religião e filosofia No taoísmo, o Yin Yang representa o que deu origem a tudo no universo. Ou seja, a compreensão é de que foi a partir da união das duas energias opostas e complementares – o negativo e o positivo – que o mundo surgiu. ... Tudo tem dois lados. Tudo tem início e fim.