Enfim, do ponto de vista jurídico, somente o nacional eleitor pode ser considerado “cidadão” no País. É o título de eleitor que dá ao nacional (nato ou naturalizado) a condição de cidadão brasileiro, possibilitando a este o exercício de alguns direitos políticos previstos no ordenamento jurídico.
Qualquer cidadão estrangeiro pode obter a cidadania brasileira, desde que se enquadre em alguns requisitos. Um deles é estar residido continuamente no Brasil durante 15 anos e não tiver nenhum antecedente criminal.
A cidadania não é somente exercida através do voto, mas principalmente pela efetivação da consciência cidadã. Em outras palavras, a cidadania é exercida a partir de uma maior empatia pelo próximo, no sentido de ajudar as pessoas, assim como através da contribuição para uma sociedade mais justa e equilibrada.
cidadania é o conjunto de um povo que exerce seus direitos. Um belo exemplo de cidadania é a democracia existente hoje no nosso país; temos diversos direitos envolvidos em um único mandato, o direito do voto, temos o direito de cotestar oqur está errado, temos o direito a impcheamant entre outros.
A cidadania pode ser definida como a condição de acesso aos direitos civis, políticos e sociais que permitem ao cidadão desenvolver todas as suas potencialidades, incluindo a de participar de forma ativa, organizada e consciente da vida coletiva no Estado.
A cidadania plena é acessada por meio de condições oferecidas pelo Estado e também pela própria sociedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal do Brasil e uma infinidade de leis e normas listam os direitos e os deveres dos cidadãos.
É ser saber os seus direitos e deveres, é exercer a cidadania no seu dia a dia sem julgar o próximo.
Nos tempos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos.
Cidadania