Um mar aberto é totalmente ligado ao oceano, circundado por apenas uma parte de terra. O Mar do Norte, localizado na porção setentrional do continente europeu, é um exemplo. Pode ser citado também o Mar da China, que é apenas uma extensão do Oceano Pacífico, sendo coberto por apenas uma parte ao litoral chinês.
A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.
A crosta e o interior do planeta foram os principais responsáveis pela origem dos sais na água do mar. O intemperismo químico das rochas da crosta terrestre libera íons como sódio, magnésio, cálcio, potássio e estrôncio. Estes íons são lixiviados para os rios, sendo posteriormente transportados para o oceano.
Para entender por que os oceanos não transbordam, é só pensar neles como fontes em uma praça pública. Em uma fonte, a água jorra para uma bacia. A bacia não transborda porque a água é retirada dela para jorrar do topo da fonte novamente. A água é sempre reciclada.
A água não evapora porque falta um dos elementos para sua concentração naquele lugar. A falta de vegetação é o principal fator para a falta de água sobre a terra. Onde não há mata cilar ou árvores a água se concentra cada vez mais nos aquíferos e teremos que buscá-la nas profundidades da terra.
Segundo especialistas, esse risco é ainda maior quando o banhista está no oceano, já que uma quantidade menor de água salgada pode causar o mesmo estrago que um volume maior aspirado em rios e lagos. ... A gravidade do afogamento depende de quanto tempo o indivíduo passou com água em excesso nos pulmões.
Espuma marinha, espuma oceânica, é um tipo de espuma criada pela agitação da água do mar, particularmente quando essa água contém grande concentração de carbono orgânico dissolvido contendo proteínas, ligninas e lipídios derivados de fontes como a eflorescência algal.
O ideal é que esperem o mar limpar completamente, quando perder o aspecto sujo, escurecido, com espuma “, avaliou o coordenador da Salvamar. Doenças – Os coliformes fecais presentes nessas águas são responsáveis por causar doenças como gastroenterites, diarréias e hepatite A.
Espuma refere-se a formação de muitas bolhas de um gás que se formam na superfície de um líquido quando este é agitado, movimentado, fermentado ou fervido.