População ou universo estatístico representa o conjunto de elementos sobre o qual incide o estudo estatístico. Esse conjunto pode ser de pessoas, animais, resultados experimentais, que apresentam uma ou mais características em comum. ... A cada elemento da população nomeia-se Unidade Estatística.
A estatística tem importância direta com o desenvolvimento da sociedade, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, podemos ainda avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos mais variados problemas.
O grande papel da estatística no processo decisório é fornecer métodos para análise de dados (CALDEIRA et al. 2008). O indivíduo que possui domínio operacional sobre a estatística, gerará conhecimento a partir de dados, e conseguirá obter vários indicadores de seus processos (POMMER,2013).
O uso da estatística incentiva a reagir de modo inteligente às informações que lê ou escuta, passando a refletir, analisar e questionar as informações encontradas, facilitando, assim, o trabalho dos administradores de organizar, dirigir e controlar as organizações.
As estatísticas são, portanto, uma importante ferramenta, que incentiva os gestores a reagir de maneira inteligente às informações e dados disponíveis, possibilitando uma reflexão analítica antes da tomada de decisões.
A estatística é uma ferramenta muito usada na logística para prever impactos futuros que possam alterar uma determinada tarefa e para suprir necessidades de demanda. A estatística visa à implantação de técnicas administrativas que garantam menores custos e maiores lucros a empresa.
E a bioestatística? O termo se refere à estatística aplicada à vida e ciências da saúde, como biologia e biotecnologia. Ela fornece caminhos para interpretar dados que não poderiam ser analisados apenas em estudos qualitativos.
A epidemiologia é uma ciência fundamental para a saúde pública. A epidemiologia tem dado grande contribuição à melhoria da saúde das populações. A epidemiologia é essencial no processo de identificação e mapeamento de doenças emergentes.
A identificação do padrão de ocorrência de doenças nas populações humanas e dos fatores que influenciam (determinam, condicionam) tem sido reiteradamente definida como o objeto de estudo da epidemiologia.