A presença de alterações nas unhas pode ocorrer por um processo de envelhecimento natural ou alguma lesão como pancadas, mas também pode ser sinal de alguns problemas de saúde, como deficiência de vitaminas, alterações hormonais, infecções por fungos, diabetes, doenças do coração e pulmões ou, até mesmo, câncer.
As manchas brancas nas unhas são uma condição chamada leuconíquia que normalmente surge devido a algum trauma no local, como pancadas, bater com a unha na parede ou prender o dedo numa porta. No entanto, este tipo de manchas também pode surgir com as variações hormonais ao longo do ciclo menstrual.
As unhas amareladas são comuns em pessoas idosas e nem sempre indicam um problema de saúde. Este tipo de coloração nas unhas também pode acontecer com o uso de alguns medicamentos como os antibióticos, ser provocado pelo contato com produtos de limpeza ou fumaça do cigarro.
Apareceu uma listra preta na unha e você não sabe o que é? Pode ser desde algo simples, como uma má formação na unha, algo que não vai evoluir a uma condição mais grave, que se não tratada pode gerar um quadro de lesão maligna.
O diagnóstico é clínico na maioria dos casos. O dermatologista avalia as características da lesão, bem como o histórico de vida do paciente, mas se for necessário pode solicitar exame fúngico para diferenciar de outra condição.
As unhas avermelhadas, principalmente nas bordas, podem ser uma condição chamada paroníquia, causada por inflamações devido a infecção por bactérias, vírus ou leveduras, devido a traumas como remoção de cutículas, machucados, ou por unha encravada, por exemplo. Em alguns casos, pode ocorrer formação de pus nas bordas das unhas. Entenda o que é paroníquia e como é tratada.
Esta condição pode surgir nas unhas das mãos ou dos pés e geralmente não causa dor, no entanto, a pele ao redor da unha pode ficar inchada, dolorida ou vermelha. Veja outras causas de unha inchada e inflamada.
Por ser comumente confundido com as outras manifestações de listras pretas na unha acima apresentadas, o melanoma subungueal é considerado um dos mais fatais. Isso porque as pessoas acabam demorando muito para procurar ajuda, achando que é algo simples, quando na verdade é bem sério.
O que fazer: deve-se deixar a unha crescer naturalmente até que as manchas brancas desapareçam. No entanto, caso a mancha se mantenha igual ao longo de várias semanas é aconselhado consultar o dermatologista. Veja como é feito o tratamento das manchas brancas na unha.
O tratamento varia conforme a infecção. Se for detectada logo no início, o médico receita apenas soluções tópicas como tioconazol em creme e esmaltes de amorolfina. Conforme a infecção se agrava, podem ser necessários medicamentos orais como itraconazol, terbinafina e fluconazol.
As unhas arredondadas e com as pontas dos dedos curvadas podem iniciar de forma lenta ao longo dos anos, sem que a pessoa perceba, e podem piorar com o tempo sendo geralmente sentidas quando incham e tornam-se dolorosas quando pressionadas.
Por outro lado, caso a unha preta seja devido a um trauma, não é necessário realizar tratamento, já que o sangue ali presente vai sendo naturalmente absorvido à medida que a unha cresce.
Essa é uma doença relativamente comum, que pode afetar tanto as unhas das mãos quanto dos pés. Devido à proximidade dos pés com o chão, o uso de calçados fechados e o ato de andar descalço, as unhas dos pés são mais suscetíveis à proliferação desses fungos, que penetram através de lesões na pele e se instalam embaixo das unhas.
A melanoníquia é a alteração da coloração da lâmina ungueal que causa uma listra preta na unha que vai da base até a ponta. Também pode ter uma coloração marrom ou cinza. A listra começa fina e fica maior com o tempo, podendo acometer uma ou mais unhas, independente se são das mãos ou pés.
As unhas azuladas podem ser causadas por um baixo nível ou falta de oxigênio no sangue, fazendo com que a pele ou membrana abaixo da pele fique com uma cor azul púrpura. Essa condição é conhecida como cianose e normalmente é um sintoma comum quando se está num ambiente frio, por exemplo.
Ocorre devido ao depósito de melanina decorrente de outro evento anterior como hiperplasia melanocítica, traumas, fricção, infecções por fungo, medicação, predisposição genética, tumores benignos ou malignos.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A matriz da unha pode ficar manchada por diferentes motivos. Quando se trata de uma linha vertical, geralmente no meio da ponta até a base da unha, uma das possibilidades é justamente uma lesão ou trauma, seja por pancada, uso de produtos de limpeza ou sapato apertado.
Também é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e, no caso de existir risco de desenvolvimento de melanoma, pode ser indicado o acompanhamento regular.
O tratamento também é simples e consiste na retirada do sangue a partir de um pequeno orifício feito na placa ungueal (a parte mais dura da unha). O médico utiliza uma agulha ou fio aquecido em um procedimento rápido e quase indolor.
O que fazer: deve-se consultar um dermatologista ou um clínico geral para fazer exames de sangue e identificar se existe um problema na tireoide ou coração ou uma carência de ferro. Veja os principais alimentos ricos em ferro.