Raízes como a mandioca são usadas para preparar a farinha, a tapioca e o beiju. Também pode ser citados utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá. Por fim, diversos outros utensílios foram deixados como herança, entre eles a cabaça, a gamela, as redes, canoas, jangadas e armadilhas de caça e pesca.
Elementos que herdamos dos povos indígenas:
Flecha,vestuários de pénas,enfeites e brincos feitos com coroços de frutas e etc.
Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer ...
O vocabulário da língua portuguesa está repleto de palavras indígenas, porque os portugueses encontraram aqui um novo mundo da fauna e da flora”, explica. Além dos nomes de plantas, animais e gastronomia, houve uma grande contribuição do tupi para os nomes de lugares no Brasil.
manifestações (artísticas, literárias, danças, ritos, etc) que formam um legado que determinado povo deixa para suas próximas gerações ou mesmo para outros povos. Um exemplo claro de herança cultural é a língua portuguesa que os colonizadores portugueses deixaram para os brasileiros.
Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.
Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...
➥ Herança Cultural: A herança cultural de um povo é um conjunto de valores transmitidos, através do processo de socialização entre gerações, e que são característicos da identidade de um povo que de um modo dinâmico vai sendo criada por uma interação de diferentes elementos geográficos, ambientais, sociais e outros ...
Resposta. Resposta: Advém desde o início da colonização do país, e desta forma pode-se passar gerações com os mesmos pensamentos, sendo assim acarretando no preconceito cultural pois está diretamente ligado a herança cultural daquele nação ou país.
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. ... Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.
Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade. Pelo exposto acima, se entende que a cultura é construída a partir das ações e inter-relações sociais.
A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
Valorização cultural é um aspecto que engloba as raízes culturais de uma determinada sociedade, compreendendo a importância com os bens culturais, cuidado e pertencimento.
a importancia se remete a partir do momento em que o ser humano tem conciencia dos diferentes tipos de cultura espalhados no mundo, bem como no interior de uma mesma sociedadee ,que a diversidade cultural vista de uma forma inteligente nos remete a respeitar aquilo que para nos parece estranho ou diferente.
Diversidade cultural são as várias culturas que podem ser encontradas em cada pessoa no mundo. São particularidades que as diferem, grupos de um lugar determinado. Podem ser diferentes linguagens, organização familiar, entre outros. Uma empresa com diversidade cultural tem muitos benefícios em seus negócios.
A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. ... Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.
Reconhecer a diversidade cultural existente em nosso país bem como os seus costumes. Promover reflexões nos educandos sobre a extensa diversidade cultural e racial existente no país. Destacar a importância e a necessidade de respeitar todas as culturas quaisquer que sejam elas.
Em sociologia, diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Convivendo com a diversidade