b) Observação Sistemática É a partir da observação assistemática que se faz o planejamento e a definição do que será observado e como será a mensuração dos dados coletados (duração de tempo ou freqüência do fenômeno, por exemplo).
Assim, não é legítimo dispensar o ponto habitual duma abreviatura quando seguido de outro sinal de pontuação. A abreviatura de observação convencionada é obs., logo, deve escrever-se Obs.: não Obs:. O critério é o mesmo quanto à abreviatura de ordinais. Deve escrever-se 1.º, 2.º, etc.
A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.
[...] na acepção científica, problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento [...] pode-se dizer que um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas.
A grande maioria dos trabalhos inovadores tem uma pergunta simples e elegante como fio condutor. Além disso, uma boa pergunta científica geralmente nasce de um contexto interessante. Podem ser teorias gerais ou teorias relacionadas a um organismo ou sistema específico (abordagem teórica x naturalista).
Um problema de pesquisa significa encontrar respostas às perguntas ou reforçar os resultados existentes para atenuar o défice de conhecimentos com vista à resolução de problemas.
A forma correta de escrita da palavra problema é, sem dúvida, um problema! Esta palavra é frequentemente pronunciada e escrita de forma errada! Apesar das inúmeras formas que vemos e ouvimos, a única forma correta é problema.