Significado de colocar em prática: Pôr algo em ação.
Muitos professores podem se perguntar se é possível realizar uma aula prática sem laboratório. A resposta é sim, basta apenas usar a criatividade. Muitos professores podem acreditar que a falta de um laboratório apropriado impossibilita a realização de aulas práticas de Ciências e Biologia.
As aulas práticas, segundo a literatura pertinente, podem ajudar no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos sujeitos. Permitem que os estudantes aprendam a abordar objetivamente o seu mundo e a desenvolver saídas para situações que envolvam muitas variáveis.
Portanto, as atividades experimentais permitem a abertura de um diálogo entre professor e aluno, inclusive entre os próprios alunos, o que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desta disciplina, e a sua interação com o meio em que vive.
A prática investigativa ou atividade experimental é o tipo de atividade que favorece o processo de ensino aprendizagem, pois aproxima o cotidiano do aluno a investigação científica.
As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, ele presencia a reação ao “vivo e a cores”, afinal foi assim que ela surgiu através da Alquimia.
A experimentação é, portanto, um recurso que fundamenta a ciência, pois por meio de experimentos é possível proporcionar aos alunos o procedimento da investigação e da observação, e por mais simples que seja o experimento, torna- se rico ao revelar contradições entre o pensamento do aluno, as hipóteses levantadas e o ...
Os experimentos científicos são fundamentais no processo de ensino aprendizagem porque facilitam a explicação do professor sobre a teoria, de maneira concreta, enquanto o aluno pode ter uma experiência perceptível do conhecimento.
A experimentação ocupou um papel essencial na consolidação das ciências naturais a partir do século XVII, na medida em que as leis formuladas deveriam passar pelo crivo das situações empíricas propostas, dentro de uma lógica seqüencial de formulação de hipóteses e verificação de consistência.
Tem como finalidade o desenvolvimento integral do sujeito até os cinco anos de idade, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, numa ação pautada na construção de competências e habilidades, possibilitando, desta forma, sua formação enquanto sujeito histórico.
de ciências o fato de a experimentação despertar um forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização. ... Por outro lado, não é incomum ouvir de professores a afirmativa de que a experimentação aumenta a capacidade de aprendizado, pois funciona como meio de envolver o aluno nos temas em pauta.
Segundo o Centro Nacional de Estatística da Educação dos Estados Unidos, "a alfabetização científica é o conhecimento e a compreensão dos conceitos e processos científicos necessários para a tomada de decisão pessoal, a participação em assuntos cívicos e culturais e a produtividade econômica".
A alfabetização científica é uma grande aliada da formação cidadã dos estudantes, já que tem como objetivo a apropriação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Ela visa promover mudanças a fim de proporcionar benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.