RESULTADOS: A SB foi relatada por cerca de 40 a 60% dos profissionais de saúde avaliados, a qual acarreta consequências como exaustão emocional, baixo rendimento profissional e despersonalização, ocasionando efeitos secundários aos ambientes profissional e social.
O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como:
Quais os sintomas do Burnout?
Para tratar o Síndrome de Burnout, o psiquiatra pode indicar a ingestão de remédios antidepressivos, como Sertralina ou Fluoxetina, por exemplo, para ajudar a ultrapassar a sensação de inferioridade e de incapacidade e a ganhar confiança, que são os principais sintomas manifestados pelos portadores da Síndrome de ...
Dicas para se proteger da Síndrome de Burnout
Dicas para você evitar o Burnout
Burnout ainda pode acarretar em alterações de longo prazo no corpo da pessoa, afetando sua imunidade e tornando-a vulnerável a doenças virais e resfriados. Além disso: o trabalho em equipe é totalmente prejudicado; o funcionário perde a capacidade de compreender o sentimento ou reação das outras pessoa.
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
A melhor maneira de prevenir a síndrome de Burnout é evitar situações desgastantes no trabalho e praticar atividades que diminuam o estresse. Lembre-se que o desenvolvimento da síndrome está associado a esgotamento físico e mental, e condutas mais saudáveis contribuem para evitar a progressão do distúrbio.
Quais são os principais sintomas da Síndrome de Burnout? A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.
Manifestações e Sintomas Principais Sintomas: Exaustão emocional, despersonalização, reduzida realização profissional; fadiga; dores; imunodeficiência; disfunções sexuais, desconfiança, irritabilidade, perda da iniciativa, tendência ao isolamento.
Modgil tem algumas sugestões para evitar o esgotamento:
Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.
Invista em palestras sobre saúde do trabalho A conscientização da equipe também é uma forma de evitar o esgotamento mental. Contar com a contribuição de profissionais da área da saúde é uma importante decisão, sendo uma forma de fazer o time perceber comportamentos contraproducentes e adotar atitudes mais benéficas.
O esgotamento de origem mental é ocasionado pela falta de Inteligência Emocional. A maneira com que o indivíduo lida com os problemas, frustrações e obrigações do dia a dia, podem provocar um desequilíbrio emocional e um desgaste metabólico e mental tão grande que levam ao esgotamento.
Como identificar sintomas de esgotamento mental
Dicas de como se manter com a mente e o corpo relaxados
Cansaço, irritação, desânimo, exaustão, fadiga, alterações de humor, insônia, tensão muscular e falta de energia são alguns dos sintomas da síndrome de Burnout, doença relacionada ao esgotamento físico e mental em decorrência do trabalho.
Veja quais são os principais sintomas:
5 Remédios caseiros para combater o cansaço físico e mental