Dm7 Dm/C Bm7(5-) Há quem fale que é um divino E7 Am7 Am/G Mistério profundo F7 É o sopro do criador E7 Numa atitude repleta de amor Bm7(5-) E7 Você diz que é luta e prazer Am7 Ela diz que a vida é viver Bm7(5-) Ela diz que melhor é E7/G# morrer Gm/Bb Pois amada não é, e o verbo é A7 sofrer Dm7 E7 Eu só sei que confio ...
1982
Simone & Simaria
Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país.
Em 1946, Luiz voltou pela primeira vez à sua cidade natal Exu, e reencontrou seus pais, que havia anos não tinham notícias do filho. O reencontro com seu pai é narrado em sua composição Respeita Januário, em parceria com Humberto Teixeira. Ele ficou meses vivendo com os pais e irmãos, mas logo voltou ao Rio de Janeiro.
Luiz Gonzaga foi o responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o cote e o xaxado para todo o país. Cantor e compositor, o músico tinha a companhia da sua inseparável sanfona e em todo país recebeu o título de Rei do Baião.
Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona).
O Baião é um gênero de música e de dança que teve origem na Região Nordeste. ... Luiz Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira e a zabumba.
Músicas BAIAO
Ritmos do Brasil: Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc - UOL Educação.
Igualmente ao processo de formação da musicalidade das demais regiões do Brasil, a dita música nordestina também teve sua estruturação oriunda da miscigenação dos nativos indígenas com os colonizadores europeus e posteriormente com os negros vindos da África.