A diarreia do viajante caracteriza-se por diarreia, náusea e vômito que costumam aparecer em pessoas que viajam para locais do mundo com tratamento de água deficiente. A diarreia do viajante pode ser causada por bactérias, parasitas ou vírus.
A diarreia ocorre quando o intestino secreta mais eletrólitos e água do que pode absorver. As causas do aumento da diarreia incluem infecções, gorduras não absorvidas, alguns fármacos e diversos secretagogos intrínsecos ou extrísecos. Infecções (p. ex., gastroenterite) são as causas mais comuns da diarreia secretora.
Bactérias, por exemplo, grudam no topo dessas vilosidades, e as substâncias ruins (toxinas) produzidas por elas abrem uma espécie de "comporta" na parte de baixo da onda, liberando água das células. A água leva embora as toxinas e também os nutrientes, acelerando todo o trânsito intestinal.
Disenteria Bacteriana é uma infecção causada por uma bactéria do gênero Shiguella. A infecção é uma forma de intoxicação alimentar que ocorre por água e alimentos contaminados e pode ser transmitida por contato pessoal.
A transmissão da cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa.
A loperamida, uma droga que reduz a motilidade intestinal, pode ser utilizada para tratamento sintomático em pacientes com diarreia aguda que não apresentam febre ou sangue nas fezes. Para esses casos, são indicados 4 mg (2 cp.)
Algumas dicas para evitar a diarreia:
Tratamento de Disenteria bacteriana Nos casos de disenteria bacteriana leve, apenas se manter hidratado, bebendo muita água, já é o suficiente. Não é aconselhado o uso de medicamentos para aliviar a diarreia. O tratamento pode incluir antibióticos caso a disenteria bacteriana seja grave.
A diarreia infecciosa, tanto por vírus quanto por bactéria, dura em média de 3 a 7 dias. O que difere entre elas são as suas características, por exemplo, a bacteriana costuma apresentar maior número de evacuações, pode apresentar sangue ou pús nas fezes e febre também é mais comum de ocorrer.
O tratamento das doenças diarreicas agudas se fundamenta na prevenção e na rápida correção da desidratação por meio da ingestão de líquidos e solução de sais de reidratação oral (SRO) ou fluidos endovenosos, dependendo do estado de hidratação e da gravidade do caso.
Alguns dos remédios caseiros que ajudam a hidratar e nutrir o corpo durante uma diarreia são:
Alguns dos remédios que o médico pode prescrever para ajudar a tratar a diarreia são:
Algumas frutas que prendem o intestino são: maçã e pera sem casca, goiaba, banana, principalmente banana ainda verde. Essas frutas devem ser evitadas por pessoas com prisão de ventre, pelo menos até que o trânsito intestinal esteja normalizado.
São alguns deles: Suco de maçã, pera, goiaba, caju ou limão. Arroz branco, pão francês, pão de forma, torrada, biscoito de polvilho, biscoito de água e sal, tapioca, macarrão.