O projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar é uma ferramenta que pode ser utilizada por educadores, pedagogos ou coordenadores, e visa compreender, explicitar ou corrigir um plano de gestão escolar já em vigor dentro da instituição de ensino.
A intervenção pedagógica é uma interferência feita por um profissional da educação sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante no momento em que uma dificuldade é identificada. O objetivo dessa ação envolve possibilitar que o aluno compreenda e absorva os conteúdos desenvolvidos na escola.
Confira algumas sugestões para a estruturação de um projeto de educação infantil eficiente.
Roteiro para Elaboração de Projetos
9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
Projeto Dia da Escola – Sugestões de Atividades diversas
Sugestões para pais e professores Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Crianças entre 4 e cinco anos estão na pré escola aprendendo a somar, conceitos de idade e escrita. Estão no que se chamava nos anos 90 de pré alfabetização, por isso estão descobrindo ainda o alfabeto, os números ao menos de um a 10, cores e nomes de objetos.
Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Contos de histórias curtas. Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc. Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
Desenvolvendo habilidades na educação infantil
A BNCC ressalta a importância de observar e registrar a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança e do grupo enquanto participam das experiências propostas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A importância da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é estabelecer um conteúdo similar nas instituições de ensino em todos país, de modo que alunos das mesmas series possuam o mesmo conhecimento independente da região que façam parte ou da instituição de ensino que estudem.
A BNCC não mexe só no conteúdo. Ela também pede um novo professor em sala de aula. O documento propõe uma transformação na atuação do educador: sai de cena o detentor único do saber e entra o mediador, o tutor, que mostra caminhos, orienta e auxilia, mas deixa o aluno trilhar a sua via na construção do conhecimento.
O texto define dez competências gerais e aponta que a formação inicial e continuada deve ser baseada em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. A dimensão do conhecimento está relacionada ao domínio dos conteúdos. A prática refere-se a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem.
Nesse sentido, o papel do professor enquanto mediador no processo de aprendizagem no ensino fundamental vai mais além do que passar conteúdo, mas também na transmissão de valores, o que além formar futuros profissionais, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e justa para todos.
Resposta: ·A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonismo do aluno. Na BNCC, o papel do professor 2.
Lidar com diferentes perfis ao longo de toda trajetória profissional. O professor deve lidar com alunos de variados estilos: desinteressados, desmotivados, despreocupados, irresponsáveis, tímidos, distraídos, impacientes etc.
10 principais desafios dos professores
E tem como objetivo regulamentar as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares brasileira do ensino básico, que contemplam três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
Veja quais os sete pontos mais importantes, de acordo com os conceitos essenciais trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...
A Base Nacional Comum Curricular tem grande relevância para a alfabetização porque apresenta quais são os parâmetros a serem seguidos, as competências a serem desenvolvidas, como elemento inerente à todas as regiões brasileiras e seus âmbitos educacionais.