Floresta estacional é um tipo de vegetação florestal com estação seca demarcada, havendo, em maior ou menor grau, certa preponderância de espécies caducifólias ou subcaducifólias, as quais perdem suas folhas, no todo ou em parte, durante a estação seca.
Significado de higrófilo Diz-se de um vegetal que se ambienta bem em locais úmidos.
Decidual - ocorre queda de folhas no outono, e reposição das mesmas no verão. Semidecidual - as árvores trocam apenas parte da folhagem. Floresta Estacional semidecídua - floresta que perde parte da folhagem em determinada estação do ano.
Floresta ombrófila mista, também mata de araucária, floresta de araucária ou araucarieto, dentre outros nomes, é um ecossistema com chuva durante o ano todo, normalmente em altitudes elevadas, e que contém espécies de angiospermas, mas também de coníferas.
As florestas estacionais semideciduais, classificadas anteriormente como florestas subcaducifólias, são formações de ambientes menos úmidos do que aqueles onde se desenvolve a floresta ombrófila densa. Em geral, ocupam ambientes que transitam entre a zona úmida costeira e o ambiente semiárido.
Em botânica, caducifólia, caduca ou decídua é uma planta que, numa certa estação do ano, perde suas folhas, geralmente nos meses mais frios e sem chuva (outono e inverno), ou em que a água se encontra congelada ou de difícil acesso à terra.
As coníferas são um grupo de árvores e arbustos que produzem cones, os quais contêm suas sementes. A maioria das coníferas é sempre-verde, ou seja, tem folhas o ano inteiro.
Também chamada de floresta decídua temperada ou floresta temperada decídua, a floresta temperada é encontrada nas regiões do oeste da Europa, região leste dos Estados Unidos e da Ásia e sul do Brasil e da América do Sul, onde o clima é temperado e as estações do ano são bem definidas.
A Taiga – também chamada de Floresta Boreal ou até de Floresta de Coníferas – é um tipo de vegetação presente em alguns países da porção norte do hemisfério norte, tais como o Canadá, a Rússia e algumas outras regiões da Europa e da Ásia (veja o mapa abaixo).
O bioma floresta tropical e subtropical húmida é um tipo de ecossistema que ocorre aproximadamente dentro da região compreendida entre a latitude de 35 graus norte e a latitude de 35 graus sul – em outras palavras, na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
A vegetação das florestas temperadas é variada, existindo desde as coníferas a árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, abrangendo desde grandes árvores até plantas rasteiras.
A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
A floresta decídua temperada é um bioma temperado terrestre caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, nogueiras e carvalhos. A sua característica principal é a perda de suas folhas durante o outono e o inverno.
A floresta temperada é um bioma encontrado no centro da Europa, sul da Austrália, Chile, leste da Ásia, principalmente na Coreia, no Japão e algumas partes da China e no leste dos Estados Unidos. Também é chamada de floresta decídua temperada ou de floresta caducifólia porque as folhas caem no fim do outono.
A floresta temperada é um bioma tropical onde possuí uma enorme fauna, f e flora, por consequência de serem tropicais ela recebe por boa parte do ano o sol e a chuva, suas árvores costumam cobrir boa parte do sol sendo confortavelmente acolhida pelo ar úmido que há na região do solo, devido a grande fauna, ela mereça ...
Resposta: Essa vegetação vem desaparecendo devido a agricultura e também por conta da urbanização dos espaços.
Floresta Nacional Tongass, Alasca, Estados Unidos É a maior floresta nacional dos EUA e também a maior floresta de clima temperado e costeira intacta do mundo.
Floresta Amazônica
As Maiores Florestas do Mundo (E Mais Bonitas!)
Parque Estadual da Cantareira
Veja a comparação da Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro com as maiores florestas urbanas do mundo: - Parque Estadual da Pedra Branca-RJ: 125 quilômetros quadrados; - Parque da Cantareira-SP: 7.
Dom Pedro II, criou em 1861, a Floresta da Tijuca iniciando um ambicioso programa de recuperação da vegetação . Sob o comando do Major Archer, e ajuda de cinco escravos, mais de 100.
As árvores da mata da Tijuca eram cortadas e usadas para a produção de carvão. Depois davam lugar às plantações. Também havia pastos e plantações de legumes e frutas. A densa floresta que hoje serve de moldura para as paisagens paradisíacas do Rio de Janeiro já foi quase careca em algumas partes.