O envelhecimento é definido como um processo progressivo, no qual ocorrem alterações biológicas, funcionais, psicológicas que com o passar do tempo tendem a determinar uma acentuada perda da capacidade que o indivíduo possui de se adaptar ao meio ambiente.
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.
O principal benefício que a atividade física promove no envelhecimento biológico é a manutenção da capacidade funcional, promovendo maior manutenção dos sistemas fisiológicos por um tempo maior, e evitando seu rápido declínio.
Benefícios da atividade física para os idosos
Além da promoção da autoestima e da disposição, a atividade física na terceira idade é importante por agir sobre o envelhecimento, prevenindo o atrofiamento precoce e, com isso, muitas vezes, a limitação funcional.
1) Melhora a autoestima Um dos principais benefícios psicológicos da atividade física é melhorar a autoestima. Pacientes com depressão, transtorno bordedeline, ansiedade, transtornos de imagem podem ter o tratamento favorecido com a prática de atividades físicas.
Além dos inúmeros benefícios físicos que advém da pratica esportiva e/ou de alguma atividade física, podemos perceber também alguns benefícios psicológicos, como aumento da sensação de bem-estar, do vigor físico e consequentemente, redução da ansiedade e da depressão.
The Blog
Questão 02) São considerados os benefícios psicológicos da atividade física, todos abaixo, EXCETO: A) Diminui o estresse.
A prática regular de atividade física de caráter aeróbico promove um aumento da autoestima do indivíduo. A liberação das famosas endorfinas provoca melhora do humor e, também, da autoimagem do (a) corredor (a).
Veja quais são:
Mas, para o coração, quais são os principais benefícios das atividades físicas? Ele tem papel muito importante na função cardiovascular, pois diminui o risco de infarto agudo do miocárdio e aumenta a sobrevida de pessoas que já tiveram um infarto.
Através da prática regular de atividade física, é possível notar também uma significativa melhora da condição cardiovascular. Essa melhora é capaz de diminuir os principais fatores de risco para infarto e derrame (acidente vascular cerebral – AVC).
Efeitos da atividade física para o coração: Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.
Melhora a capacidade pulmonar. Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio. Como funciona: A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão.
Quem tem problemas cardíacos pode praticar atividade física? A resposta é sim. Realizar exercícios também é recomendado para pacientes cardiopatas, inclusive a prática regular e adequada pode reduzir a mortalidade em até 30%.
A atividade física ajuda a manter a saúde do coração O motivo disso é que, quando você se exercita, novos vasos sanguíneos são criados; o que diminui a pressão arterial. Além disso, a frequência cardíaca cresce com o exercício físico, deixando o coração mais resistente.