O lobo-guará é um animal com hábito, principalmente, crepuscular-noturno. É solitário e, apesar de ser denominado um lobo, não é feroz, como os famosos lobos-cinzentos. ... O lobo-guará é um animal solitário e mais ativo ao entardecer e à noite.
Usos da fruta-de-lobo Os frutos maduros, que possuem sabor levemente azedo, podem ser consumidos in natura e na preparação de doces e geleias. Podem ser misturados a outras frutas e empregados no preparo de doces que levam pêssegos ou marmelos.
Segundo a nutróloga Sylvana Braga, a fruta possui propriedades calmantes, diuréticas e atiespasmódicas, auxiliando nas cólicas abdominais, renais e na excitação nervosa. - Seu principal uso medicinal é no tratamento da diabetes.
Modo de preparo: Desligue o fogo e tampe por 10 minutos, para que as propriedades se potencializem; Espere amornar e coe. Transfira para a xícara; Se quiser, pode adicionar uma colher de chá de mel ou açúcar mascavo para adoçar, já que o sabor dessas folhas não é muito agradável.
-Pó:
Ela é utilizada para fabricação de palitos de fósforos, celulose, tabuado, forros, canoas, jangadas, na marcenaria, na produção de tamancos e brinquedos. Sua semente é usada para fins medicinais como purgativa.
Utilização da Lobeira Os frutos maduros, que possuem sabor levemente azedo, podem ser consumidos “in natura” e na preparação de doces e geleias. Eles podem ser misturados a outras frutas e empregados no preparo de doces que levam pêssegos ou marmelos.
Além disso, o amido de seus frutos é usado contra a diabetes e o suco, em uso externo, serve para eliminar verrugas. Até o chá de suas flores é indicado contra hemorróidas. Conhecida ainda como fruta-do-lobo, jurubebão, berinjela-do-campo ou maçã-do-cerrado, ela pertence à mesma família do tomate e do jiló.
Ingredientes: Frutos maduros de lobeira Açúcar Limão Modo de fazer: Retire a casca e as sementes do fruto. Ferva a polpa com um pouco de água e bata no liquidificador; adicione 500 g de açúcar para cada quilograma de polpa. Coloque gotas de limão. Ferva novamente até dar o ponto.
Segundo OLIVEIRA (2003), a produção do polvilho de lobeira se da através da extração aquosa do fruto seco, sob maceração com agitação. Após o processo de extração, filtra-se o material e o extrato é mantido sob refrigeração por 24 horas para a precipitação do polvilho da lobeira.
Na dúvida, sempre busque frutas maduras. Evite também aquelas que estão maduras demais, pois podem conter algum tipo de fungo e como já vimos mais acima, eles são tóxicos. Caso não encontre frutas maduras de nenhuma forma, colha as frutas verdes e cozinhe. A maioria quando cozida perde a sua toxicidade.
0 - Não existe um método certeiro e fácil de descobrir se uma planta é venenosa. Plantas podem ter frutos verdes venenosos e maduros comestíveis, assim como podem ter os frutos comestíveis e as folhas não, e vice-versa. Ou seja, uma mesma planta pode ter partes comestíveis e outras não-comestíveis.
As plantas venenosas podem causar alergias ou algum tipo de intoxicação e até levar a morte. Já as comestíveis não causam dano algum ao nosso organismo e, mesmo não sendo muito comuns, são nutritivas e podem ser incorporadas ao nosso cardápio.
As 10 frutas mais perigosas do mundo
Melancia – Super hidratante, é composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.
De preferência, consuma in natura ou com outros tipos de alimentos, para manter uma alimentação rica e saudável”, defende Silvia.