O trabalho teve sua origem no momento em que o ser humano apareceu, a partir da elaboração de ferramentas de pedra, meio pelo qual o homem começou a buscar formas de se alimentar. Desde então, o trabalho passou a fazer parte de uma das necessidades do ser humano.
O trabalho na Antiguidade, representava punição, submissão, em que os trabalhadores eram os povos vencidos nas batalhas, os quais eram escravizados. O trabalho não era dignificante para o homem. ... Este período caracterizou-se como sendo um sistema intermediário entre a escravidão e o trabalho livre.
O TRABALHO NAS SOCIEDADES TRIBAIS As sociedades tribais com as mais diferentes estruturas sociais, políticas e econômicas possuíam uma organização do trabalho em geral baseado na divisão por sexo, em que os homens e mulheres executavam atividades diferentes.
A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações. Dessa forma, os escravos eram grande parte da sociedade, porém, o trabalho assalariado passou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político.
Na antiguidade o trabalho era concebido como natural, não havia grandes graus de divisão do trabalho, era manufatureiro e estava fortemente associado com uma ideia de hereditariedade.
Trabalho humano, segundo Karl Marx, “é a atividade consciente e planejada na qual o ser humano, ao mesmo tempo em que extrai da natureza bens capazes de satisfazer suas necessidades materiais; cria as bases de sua realidade sociocultural.
O trabalho faz com que o indivíduo aprenda a fazer algo com um objetivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais.
A importância do trabalho como elemento objeto de de estudo para a sociologia, ocorre no fato de o mesmo apresenta influencia na vida das pessoas, em razão da grande parcela de tempo que estas dedicam-se a tal atividade, assim como as formas de desenvolvimento deste reflexa na forma de vida e nas relações sociais das ...
Em determinados dicionários da língua portuguesa, a definição de cultura, depois de dizer que é o ato, efeito ou modo de cultivar, segue explicando que ela é o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas… e por aí vai.