O botulismo é uma doença bacteriana grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo, nas fezes humanas ou de animais e nos alimentos.
O botulismo em cães é uma doença causada pela ingestão de alimentos deteriorados ou contaminados com a neurotoxina-C pré-formada pela bactéria Clostridium botulinum. A liberação de acetil-colina na junção neuromuscular é bloqueada causando total paralisia do neurônio motor inferior.
É causada pela toxina do bacilo (bactéria) Clostridium botulinum, que pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados ou, mais raramente, por contaminação de ferimentos (Botulismo por ferimentos) ou pela produção de toxina no intestino de crianças menores de um ano e adultos com doenças intestinais ( ...
Esta forma de transmissão ocorre pela contaminação de feridas com o Clostridium botulinum proveniente do ambiente, geralmente do solo. As principais portas de entrada são úlceras dos membros, lesões traumáticas ou mesmo feridas cirúrgicas.
Há três formas da doença: botulismo alimentar, provocado pela ingestão de alimentos com a toxina; botulismo infantil, que atinge crianças com menos de um ano e o botulismo por ferimento, no qual a produção de toxina acontece em feridas2.
Não se deve dar mel a bebês com menos de 2 anos pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, um tipo de bactéria que causa o botulismo infantil, que é uma infecção intestinal grave que pode causar paralisia dos membros e até morte súbita.
A revisão também aponta que não é recomendado dar mel para crianças com menos de um ano de idade , pois o mel de abelhas pode estar contaminado por uma bactéria (a Clostridium botulinum) que pode provocar uma doença (o botulismo) grave nos pequenos, que têm um sistema imune mais frágil.
Para crianças antes do primeiro ano de vida, o mel não é um alimento indicado. É, inclusive, proibido pelas entidades médicas. Isso porque o mel aumenta o risco de transmissão do botulismo e, como o sistema imunológico da criança dessa idade não está completamente formado, o fator de proteção é reduzido.
O que pode acontecer se um bebê recém-nascido ingerir mel? As crianças não devem ingerir mel antes do primeiro ano de vida. O alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é baseado em estudos que mostram a presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal em amostras de mel.
Os morangos são muito alergênicos e não se recomendam na dieta de um bebé até os 18 meses. Os morangos são muito alergênicos e não se recomendam na dieta de um bebé até os 18 meses. A fruta é muito boa e necessária para uma alimentação saudável e variada.