A seguir apresentamos uma lista das principais doenças que a alimentação errada pode causar e o que fazer para evitar:
Nutrição inadequada é a segunda maior causa prevenível de câncer. Uma dieta pobre em verduras, legumes e frutas e rica em gorduras de origem animal, produtos industrializados, açúcar e sal está relacionada à maior incidência geral de câncer.
O estilo de vida sedentário e a alimentação inadequada provocam nas pessoas alguns distúrbios, como doenças coronárias, obesidade, diabetes mellitus, aumento do colesterol, hipertensão arterial, infarto do miocárdio causando em muitas vezes a morte.
O apetite, quantidade e tipo de alimentos ingeridos pelos humanos são influenciados por fatores internos e externos. Os fatores internos incluem fatores fisiológicos como a liberação de hormônios, estresse e padrão genético e os externos incluem fatores ambientais e socias (TORRES et al., 2007).
Uma dieta contendo grande quantidade de alimentos processados com muito açúcar, gordura e sal pode fazer mais do que aumentar o risco de sobrepeso, obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardíaca, advertem os pesquisadores.
Por que limitar o consumo de alimentos processados? Embora o alimento processado mantenha a identidade básica e a maioria dos nutrientes do alimento, os ingredientes e os métodos de processamento utilizados na fabricação alteram de modo desfavorável a composição nutricional.
Tais como: ganho de peso, aumento na incidência de problemas cardiovasculares, gástricos, alergias e colesterol elevado. Isso porque o consumo intenso de produtos industrializados sobrecarrega o organismo, que pode reagir apresentando inflamações.
Descubra os malefícios que o alto consumo de alimentos processados podem causar. Uma dieta rica em industrializados, além de ser muito mais calórica e pouco nutritiva, ainda aumenta as chances de problemas cardiovasculares, gástricos e respiratórios, além de alergia e colesterol elevado.
Nos alimentos ultraprocessados ingredientes in natura ou minimamente processados aparecem em proporção reduzida ou nem sequer aparecem. Como diferenciar? Leia a lista de ingredientes! Quanto mais extensa ela for e quanto mais nomes estranhos ela tiver maiores as chances desse alimento ser ultraprocessado.
Alimentos ultraprocessados são ricos em sal, açúcar e gorduras hidrogenadas. Além disso, contêm aditivos como corantes e saborizantes artificiais, alguns considerados cancerígenos, como o corante caramelo.
Explicação: Alimentos processados: São os alimentos in natura e os minimamente processados que receberam sal, açúcar, vinagre ou óleo para, principalmente, durarem mais tempo. Nos alimentos ultraprocessados ingredientes in natura ou minimamente processados aparecem em proporção reduzida ou nem sequer aparecem.