O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.
O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.
O efeito estufa artificial é aquele provocado pela emissão em grande quantidade de gases poluentes no ar. Grande parte destes gases não é absorvida pela natureza (vegetação principalmente), formando uma camada de poluentes na atmosfera..
O efeito estufa recebe esse nome porque ele funciona tal qual uma estufa de vidro criada para ajudar na criação de plantas. Essa estufa recebe as ondas de calor, mas não permite que elas se dispersem, contribuindo para o rápido aquecimento de sua área interna.
Esta propriedade é conhecida como efeito estufa. Graças a ela, a temperatura média da superfície do planeta mantém-se em cerca de 15°C. Sem o efeito estufa , a temperatura média da Terra seria de 18°C abaixo de zero, ou seja, ele é responsável por um aumento de 33°C.
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.
COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA? Você sabe como acontece? Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia.
O efeito estufa é um fenômeno causado por gases (principalmente gás carbônico, clorofluorcarboneto, metano e óxido nitroso) que estão presentes na atmosfera desde a formação da Terra, há cerca de 4 bilhões de anos. ... Sem esses gases, a vida só seria viável para micróbios em regiões aquecidas por fontes geotermais.
consequencias: com o efeito estufa, temos o aumento da temperatura do nosso planeta, e com isso temos o desaparecimento de diversas especies da fauna e da flora. outra consequencia tambem é que, com menos árvores eliminando o CO2, e com a temperatura elevada, temos mais queimadas e mais emissao de CO2 na atmosfera.
As principais consequências das mudanças climáticas no mundo são: Alterações nos ciclos da água. Intensificação dos eventos climáticos, como aumento de tempestades, furacões e enchentes. ... Alterações nos regimes pluviométricos, provocando secas extremas em alguns lugares e intensas enchentes em outros.
O aumento da temperatura da Terra pode trazer consequências diversificadas e complexas para o planeta, além de danos irreversíveis para a humanidade. Alguns efeitos do aquecimento global já podem ser percebidos, como a redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.
Questão 2. Muitas pessoas acreditam que as mudanças climáticas afetam exclusivamente a temperatura do planeta, que se torna mais quente. ... Observe as alternativas abaixo e marque a única que não é uma consequência da alteração da temperatura do planeta. a) Diminuição da biodiversidade.
Já os Estados Unidos, com apenas 4,6% da população do planeta, são os maiores responsáveis pelo aumento da temperatura,+ com uma taxa de emissão de gases poluentes de 24%. O segundo relatório do IPCC, divulgado em abril, revelou que os países pobres serão os mais atingidos pelas conseqüências do aquecimento global.
Os principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global são: Práticas humanas não sustentáveis ; Desmatamento das áreas naturais ; Emissão de gases do efeito estufa....Os principais gases responsáveis pelo Efeito Estufa são: