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Em meados de 1520 até 1610, o renascimento clássico foi paralelamente se desenvolvendo em Roma, sendo consequentemente um movimento artístico que se afastou do modelo da Antiguidade Clássica, conhecido como maneirismo.
Esse estilo de arte costuma priorizar a construção de templos em aspecto longitudinal, sendo construções com espaços longos e pouco largos, tendo a cúpula principal se sobrepondo ao transepto, não dando tanta importância às de plano centralizado, muito usadas no renascimento clássico.
Vale dizer que há quem acredite que o maneirismo seja uma espécie de transição do renascimento e o barroco, porém, outra linha de pensamento defende que trata-se apenas de um estilo.
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Mesmo com críticas e considerado como um movimento decadente da arte por transformar alguns critérios estabelecidos, o Maneirismo tem seu valor e destaca-se como uma grande produção histórica. Ele é o antecessor do Barroco, outro grande movimento artístico.
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Giambologna, nascido como Jean Boulogne (também conhecido como Giovanni da Bologna e Giovanni Bologna), foi um escultor maneirista. Nasceu em Douai, Flandres (hoje na França), em 1529, e faleceu em Florença em 13 de agosto de 1608.
A arquitetura maneirista é um estilo de arquitetura que se desenvolveu na Europa durante o período da Renascença, cerca de meados do século XVI. Apresentava uma estética mais complexa e rebuscada do que a arquitetura renascentista, com elementos decorativos exagerados e proporções distorcidas.
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Sendo assim, os rebeldes maneiristas racharam, dobraram e quase vieram a romper com a mentalidade dirigida por regras. Tudo isso, naturalmente, no que diz respeito ao lado artístico.
Mesmo com suas inadequações anatômicas, com a mudança dos pontos e perspectiva e excessiva sinuosidade, tratou-se de um movimento virtuoso e sofisticado. Marcado pela ideia de leveza, por introduzir o lado pessoal do artista na obra e ser o início do Barroco. O batizado e o nome foi dado pelo artista Georgio Varsari e indica “a sua maneira”.
Também conhecido como o Renascimento tardio, o maneirismo é considerado uma ponte entre o Alto Renascimento e o período barroco, que adotou a estética ornamentada e a adaptou com extravagância.
A Itália foi o principal local de desenvolvimento da arquitetura maneirista. No entanto, este estilo também se espalhou por outras partes da Europa, como Flandres, Espanha, França e Inglaterra.
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Possuindo os elementos renascentistas, porém, com um espírito diferente, criaram uma arte de espirais, labirintos e proporções diferentes, que vieram a compor de forma inconfundível o estilo maneirista. Não demoraria muito e esse estilo de arte estaria em todas as cidades europeias.
Algumas das principais características da arquitetura maneirista incluem curvas sinuosas, colunas tortas, janelas em forma de diamante e ornamentação exuberante.
• MANEIRISMO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3189/maneirismo. Acesso em: 29 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia.
substantivo masculino Fuga ao natural, exageração em matéria artística e literária. ... Forma de arte praticada, sob a influência dos grandes mestres do Renascimento, sobretudo pelos pintores italianos do séc. XVI e XVII.
As figuras de estilo mais comuns nos textos barrocos reforçam a tentativa de apreender a realidade por meio dos sentidos.
Quais as principais características que diferenciam o Barroco brasileiro e o Barroco Europeu? ... No barroco europeu observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde.
Verificado por especialistas. Tanto o barroco europeu quanto o brasileiro possuíam características próprias e algumas diferenciações. ... Já o barroco brasileiro teve influência do barroco português e teve início em Minas Gerais, as obras eram menos escuras que as do barroco europeu e os tons eram mais fortes e expressivos ...
Antônio Francisco Lisboa
Antônio Francisco Lisboa
O barroco surgiu no Brasil no início do século XVII, introduzido por missionários católicos. Foi o movimento mais importante no período colonial e causou uma valorização e o primeiro e mais decisivo estilo artístico e literário no país.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Há uma significativa barroquização da arquitetura com a construção de naves poligonais e plantas em elipses entrelaçadas. Destaca-se no período, com ressonâncias posteriores, a atuação dos artistas portugueses Manuel de Brito e Francisco Xavier de Brito (s.d.-1751).