Depois de cozidas, podem virar bolinhos, fritadas, suflês, ingrediente para pães e tortas, utilizadas no preparo de refogados, ensopados, preparadas com arroz e no cozimento de omeletes. Já as flores podem ser consumidas “in natura” em saladas ou utilizadas para decorar pratos.
A planta: originária da América Central, a Commelina erecta L. pode ser chamada também de capoeraba, andaca, santa-luzia ou erva-de-santa luzia. Outra variedade de trapoeraba, só que com flores brancas, a Tradescantia fluminensis também é comestível. Talos jovens, folhas, flores e até raízes são comestíveis.
Prefere solo arenoso e ácido, quase pobre em nutrientes, mas sempre bem úmido pra ela vir com alegria, fazendo uma "pele", uma cobertinha verde e azul pro solo, que faz bem pra todo mundo: aumenta a umidade, mantém nutrientes, oferece comida às pragas e rende lindas flores, das quais se faz um potente corante azul.
Utilização da Trapoeraba Ela é um importante diurético, utilizada em forma de chá, na medicina popular, para evitar retenção de líquidos, eliminar toxinas do organismo e na prevenção do envelhecimento precoce. Ela auxilia na melhora de cistites e inflamações do aparelho urinário.
A trapoeraba é uma planta daninha anual e pode alcançar até 40 cm de altura. No campo, ela é facilmente identificada pela sua distinta coloração, ou seja, as folhas e os caules são roxos, ao passo que as flores apresentam coloração rosa, roxa ou azul.
Glifosato. Quando em estádios iniciais (até 4 folhas),pode ser eficiente no controle desta planta daninha.
O herbicida mais usado no mundo, Roundup, aplicado em 90% das lavouras de soja no Brasil, está dando problemas para a Bayer, farmacêutica e química alemã: em 2016 a empresa comprou a norte-americana Monsanto por US$ 66 bilhões e se tornou a maior companhia química do mundo.
Na dessecação de azevém podem ser utilizados herbicidas de contato como, por exemplo, paraquate e glufosinato, atentando-se para o estádio vegetativo, pois esses herbicidas controlam eficientemente plantas jovens de azevém, preferencialmente ainda não perfilhadas.
Basicamente essas cinco moléculas: 2,4-D, Picloram, Aminopiralide, Fluroxipir e Triclopir representam a essência de produtos seletivos às gramíneas forrageiras, controlando as plantas daninhas de folhas largas.
A época de semeadura de azevém estende-se de março a junho. Em semeadura singular, usa-se 25 a 40 kg ha-1 de sementes, e quando consorciado, devem ser usados de 15 a 25 kg ha-1.
– É a pastagem mais palatável que existe, é o que dizem os técnicos e o que a gente pode conhecer. ... O azevém é indicado para pastejo contínuo ou rotacionado, desde que seja respeitada a capacidade de suporte da área, para evitar o pisoteio e garantir uma boa produção de forragem.
Segundo o profissional, para cada hectare, no plantio consorciado, o agricultor normalmente usa em torno de 50 kg de aveia e 25 kg de azevém. Mas se usar só aveia com finalidade de pastagem, a opção por hectare deverá ser de 70 kg a 80 kg da semente. Em caso apenas de cobertura, ele orienta usar 35 kg a 40 kg.
500 a 2000 kg/
Plantas de azevém tetraploide apresentam folhas mais largas e de coloração mais escura, menor número de perfilhos, mas de maior tamanho, alta produção total de massa de forragem, ciclo vegetativo mais longo, menor conteúdo de matéria seca e sementes maiores (FARINATTI et al., 2006).
Segundo dados de 2019 da Conab, a aveia conta com uma área de 398 mil hectares, produção anual de 900 mil toneladas e produtividade média de 2,2 toneladas por hectare.
O ciclo é de 110-130 dias; época de plantio de março a maio. A produção de massa seca/ha varia de 3 a 8 t e a produção de sementes varia de 500 a 2.
A densidade de semeadura varia normalmente de 250 a 400 sementes aptas/m2, podendo ser semeada a lanço ou em linhas (17 a 20 cm), empregando-se 60 a 80 kg de semente/ha. Quando a lanço, deve-se utilizar 30 a 40% a mais de sementes.
Na média do período (1990 a 1997), o rendimento de grãos de aveia branca no sistema plantio direto (2.
Planta de ciclo anual, plantada no inverno, é cultivada no Estado de São Paulo por produtores de grãos tanto para sua própria colheita quanto para rotação de culturas e formação de palhada para o plantio direto. De ciclo curto (100 a 120 dias), permite a produção de duas culturas em uma mesma safra.
200 dias
As sementes de aveia a serem utilizadas devem apresentar boa qualidade, com germinação igual a 75% e pureza de 95%. A densidade de semeadura varia de 250 a 400 sementes aptas por m²,empregando-se em torno de 80 á 120kgs de semente por há,espaçamento entre linhas de 15 á 20cm,profundidade de plantio de 2 a 4cm.
A época de semeadura é de março a julho e pode ser feita na forma de sistema de plantio direto ou a lanço. Quando semeada em linha, indica-se o espaçamento de 17 a 20 cm entrelinhas. A profundidade de semeadura indicada é de 3 a 5 cm. Quando semeada a lanço, deve-se usar 30 a 50% a mais de sementes.
A aveia é uma planta da família das gramíneas, como o milho, o trigo e os capins. Ela divide-se em várias espécies: aveia-preta (Avena strigosa Schreb.), aveia-amarela (Avena bysantina L.) e a aveia-branca (Avena sativa L.).
Os grãos da aveia branca são utilizados tanto na alimentação animal como humana, já a aveia preta apresenta reduzida produção de grãos e não apresenta qualidade industrial devido a coloração escura, menor tamanho e baixo rendimento de grãos (Sá, 1995).
Os cereais, como aveia e centeio, são geralmente considerados uma cultura secundária, isto é, derivado de uma erva daninha dos cereais primários tais como trigo e cevada domesticados.
As épocas de semeadura para as duas espécies foram: Época 1 - meados de março; Época 2 - meados de abril; Época 3 - meados de maio; Época 4 - meados de junho. As densidades de sementes puras viáveis foram: aveia preta, 60, 80 e 100 kg/ha; azevém, 15, 25 e 35 kg/ha.
Tipos de aveia Costuma ser consumida com frutas e iogurtes. Já o farelo de aveia, se origina na casca dos grãos e possui muitas fibras, é um alimento integral e pode ser batido com leite e vitaminas. E a farinha de aveia é feita com a moagem da parte interna do grão.
Para o plantio, indica-se um espaçamento entre linhas de 20 cm a 40 cm, porém, quando o objetivo é a produção de grãos, o espaçamento deve ser maior. São usadas em média, 25 sementes por metro linear, com um gasto de 3 kg/ha a 15 kg/ha, dependendo do sistema de semeadura, que pode ser feito a lanço ou por plantadeiras.