O Nox (número de oxidação) refere-se à carga dos íons monoatômicos, e no caso de íons polinuclerares, compostos que realizam ligações iônicas e compostos que fazem ligações covalentes, o Nox refere-se à tendência que o átomo de cada elemento tem de atrair os elétrons envolvidos nas ligações. ...
Regras Básicas Nox 2) NOX fixo – os elementos da família 1ª possuem NOX fixo igual a + 1; enquanto metais alcalinos terrosos, igual a + 2; Prata, Zinco e Alumínio possuem NOX fixo +1, +2 e +3, respectivamente. 3) O hidrogênio quando ligado a não- metais assume NOX +1 e quando ligado a metais (hidretos) possui NOX -1.
Portanto, o átomo de fósforo precisa ter carga igual a 5+ para contrabalancear e fazer com que a soma seja zero, tendo nox = +5.
• exemplo: K2Cr2O7, K tem Nox= =1, O tem Nox= -2, Cr Nox=?
Características. Os átomos de cromo nos ânions cromato apresentam nox igual a 6+ e nos ânions dicromato também apresentam nox igual a 6+.
O oxigênio tem nox -2. Então vc pega o -2 e multiplica por 7 e vai dar -14. Para gerar o Cr terá que +14. Então vc pega o +14 e divide por 2 e terá o nox do Cr que será +7.
Exemplos: N2, O2, H2, Na, Fe, Al. O NOX de íons é igual a sua carga....A soma dos NOX dos elementos em um íon composto é sempre igual à carga do íon.
- Retira-se os parênteses, multiplicando o índice 3 com os respectivos índices de cada elemento que está dentro do parênteses. Vai ficar assim: Al4P6O21; O Al tem um Nox fixo de +3; O P é o que vc quer saber (x);O oxigênio tem o Nox normalmente valendo -2. x=5.
Para descobrir a Δ do elemento que se reduziu e do que se oxidou, multiplica-se a variação de nox pelo seu maior valor de atomicidade entre as espécies da reação; - atribuir Δ do oxidante (redutor) ao redutor (oxidante); - continuar o balanceamento pelo método das tentativas.
Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Quem sofre oxidação é quem perde elétrons, aumentando seu nox. Quem sofre redução é quem ganha elétrons, diminuindo seu nox.
Oxidação é um processo de perda de elétrons por parte de um átomo, grupo ou íon que resulta no ganho desses elétrons por outra espécie, modificando assim a substância.