De acordo com o The Concise Oxford Dictionary of Politics, nas democracias liberais, a direita política se opõe ao socialismo e à social-democracia. Os partidos de direita incluem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e os da extrema-direita incluem nacional-socialistas e fascistas.
Brasil
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, ...
Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista. É sucessor do Movimento Democrático Brasileiro, legenda de oposição à Ditadura Militar brasileira. É o partido também com maior número de prefeitos e vereadores, além de ter a maior representação no Senado Federal.
Solidariedade (partido político)
A solidariedade é uma categoria dos tempos modernos e, na sua concepção atual, surgiu no início do século 19, como resposta às realidades decorrentes da sociedade industrial.
Foi mantido o mesmo código eleitoral (23) do antigo PCB. Sua fundação ocorreu em 1992 e obteve registro permanente em 19 de março de 1992.
Partidos comunistas em países oficialmente comunistas
Ameaça comunista no Brasil é uma uma teoria da conspiração que expressa a crença de que o país corre o perigo iminente de virar para um regime comunista, seja através de uma revolução, seja através da conversão ideológica.
O PCB, defendendo a bandeira da luta pela democracia através da formação de uma "frente ampla" desde 1965, presta apoio à transição democrática e aos primeiros anos do governo de José Sarney.
Seu símbolo, segundo seus estatutos, "é uma foice e um martelo, cruzados, simbolizando a aliança operário-camponesa, sob os quais está escrita a legenda Partido Comunista Brasileiro". Seu número de código eleitoral é o 21 e seu atual Secretário-Geral é Edmilson Costa.
A justificativa dada pelo presidente foi a necessidade de impedir um "complô comunista", que ameaçava tomar conta do país, o chamado Plano Cohen, que foi depois desmascarado como uma fraude. Alegava também a necessidade de aplacar os interesses partidários mesquinhos que dominavam a disputa eleitoral.
Termo usado para se referir a alguém que é um bom partido, que é um bom pretendente.
Esta confluência de influências corporificou-se na pessoa de seu principal líder, Luís Carlos Prestes, capitão do Exército Brasileiro e líder tenentista convertido ao comunismo, que dirigiu o levante - à revelia da liderança formal do Partido Comunista Brasileiro, e em articulação direta com a direção da Internacional ...
Resumo sobre a Intentona Comunista A Intentona Comunista foi um levante armado organizado pelos comunistas, em 1935, para derrubar Getúlio Vargas do poder. ... A intentona foi derrotada pelas tropas federais. O conflito entre comunistas e integralistas fez com que Vargas decretasse a ditadura do Estado Novo.
Organização política liderada por comunistas contra governo de Getúlio Vargas. A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política de frente esquerdista de resistência ao fascismo que defendia o comunismo no Brasil.
O restabelecimento do regime demo- crático produziu grande mobilização no país e a radicalização do processo polí- tico foi num crescendo. Em março de 1935 foi criada a Aliança Nacional Libertadora (ANL), uma organização política de abrangência nacional que movia cerrada oposição ao governo Vargas.
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política brasileira, liderada pelo Partido Comunista do Brasil, criada oficialmente em março de 1935 com o objetivo de organizar e instaurar um governo de inspiração soviética no Brasil.
A AIB era a Ação Integralista Nacional, de orientação política fascista. A ANL era a Aliança Nacional Libertadora, de orientação política comunista. ... Os integralistas defendiam a propriedade privada, os comunistas defendiam a tomada de poder pelo povo, indicando que a classe dos patrões seria desbancada.
As principais propostas da ANL eram: O não pagamento da divida externa; Nacionalização das empresas estrangeiras que atuavam no país; Formação de governo popular; garantias dos direitos e liberdades individuais a todos os cidadãos.
Os Integralistas eram aqueles que aderiam ao modelo político-ideológico da AIB (Ação Integralista Brasileira), enquanto que os Aliancistas eram os adeptos do modelo da ANL (Aliança Nacional Libertadora).
Negros e mulheres no integralismo Outros negros famosos que pertenceram à AIB são Abdias do Nascimento, Sebastião Rodrigues Alves e Ironides Rodrigues. Podemos citar também negros que apoiavam o movimento integralista brasileiro, como Arlindo Veiga dos Santos.
Defendia o regresso a uma monarquia tradicional, nacionalista e antiparlamentar, na qual o monarca seria o chefe de Estado e concentraria em si as funções governativas e executivas. O termo integralismo também tem sido utilizado para se referir aos fundamentalismos protestantes e/ou islâmicos.