EQST

O Que Musculaço Artigo?

O que é musculação artigo?

A musculação é uma das modalidades de exercício mais praticadas em todo mundo. ... Diferentemente do sendo comum, observou-se que o dano muscular não é mais o único mecanismo responsável pela hipertrofia, já que pelos menos mais nove fatores hormonais e metabólicos interferem fortemente neste fenômeno.

Qual a importância da musculação para a saúde?

Além de ser uma aliada no tratamento de doenças como artrite, osteoporose e depressão, a musculação também ajuda no controle e prevenção de diabetes, pressão alta e alterações no sistema metabólico.

Qual a importância e os benefícios da musculação no dia a dia de seus praticantes?

Os benefícios da musculação são: eliminação da gordura, aumento da massa muscular, aumento da força muscular, melhora a atividade cardíaca, a postura, a auto-estima, o sono, o bem-estar, os quadros de depressão, aumenta a resistência do sistema imunológico.

Qual a importância da musculação para os idosos?

Quando praticada regularmente, a modalidade torna os músculos mais fortes e ágeis, contribuindo para que você se mantenha ativo e independente. A musculação na terceira idade também ajuda no controle de diversas doenças, como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite.

Como a musculação age para amenizar os efeitos do envelhecimento?

Outro fator importante é a estética já que a musculação age na composição corporal da pessoa, deixando-a mais magra, aumentando a quantidade de músculos e diminuindo a gordura do seu corpo, isso faz com o indivíduo pareça bem mais novo, pois a gordura traz uma aparência de mais idade.

Como a atividade física pode auxiliar no processo de envelhecimento?

Dentre os benefícios da atividade física na terceira idade temos a melhoria do bem-estar geral, a melhora da condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia ...

Qual a importância da atividade física para a longevidade?

O envolvimento de pessoas idosas com atividades recreativas e físicas favorece um maior ganho de qualidade de vida e a longevidade. Os benefícios imediatos da prática de exercícios vão desde a redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol à diminuição do sobrepeso.

Qual é o objetivo da flexibilidade?

A flexibilidade é uma capacidade física onde o indivíduo pode realizar movimentos com maior amplitude articular, podendo realizar movimentos com um ângulo maior, com mais conforto na realização dos mesmos e proporcionando assim um bem-estar mais elevado.

Para que a flexibilidade é utilizada?

Benefícios da Flexibilidade Ter uma boa Flexibilidade previne lesões como torções, estiramentos e rupturas. Uma articulação que tem músculos flexíveis assessorando nos movimentos é capaz de suportar cargas altas e tensão nos tendões e fibras musculares sem romper.

O que é flexibilidade quais os fatores que influenciam na flexibilidade?

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

O que é a flexibilidade?

Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.

Como é determinada o grau de flexibilidade de uma articulação?

A flexibilidade é específica de cada articulação, determinada pela genética e pelo meio ambiente. Um alto grau de flexibilidade em uma articulação não indica um alto grau de flexibilidade nas outras. Tanto a pouca mobilidade articular, como a excessiva é ruim.

O que é flexibilidade das articulações?

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Como pode ser classificada a flexibilidade?

Segundo Achour Júnior (1996), a flexibilidade pode ser definida pela máxima amplitude de movimento em uma ou mais articulações sem a presença de lesões. ... Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

Quais são os tipos de flexibilidade e como se manifestam?

Tipos de Flexibilidade: Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

Como medir a flexibilidade de uma pessoa?

É simples: aproximando os dedos o mais próximo possível do chão! Essa aproximação é a equivalência de um encurtamento da distância entre os dedos e o chão. Exercícios de yoga, por exemplo, são ótimos para trabalhar a flexibilidade.

Em quais atividades físicas A flexibilidade está inserida?

Yoga. O yoga, assim como as demais atividades, pode ser um grande aliado na busca pela flexibilidade. A prática conta com asanas (posturas) que trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível.

Quais as atividades que trabalham força e flexibilidade?

Inspirado no treinamento militar, este método combina exercícios de velocidade, flexibilidade e força usando o próprio peso do corpo. Agachamentos, abdominais e flexões fazem parte dessa rotina, que pode aumentar a força e a resistência entre 25% e 100%.

O que é necessário para melhorarmos a flexibilidade em nossas articulações?

Veja as melhores atitudes para aumentar sua flexibilidade

  1. Faça alongamentos estáticos (parados), segurando por 20 a 30 segundos em cada posição. ...
  2. Alongamentos dinâmicos são ótimos para iniciar os seus treinos na academia, ele produz um aquecimento articular preparando os músculos e articulações para a sessão de treino.