Designamos por Aparelho Ideológico Estadual uma série de realidades que se apresentam ao observador na forma de instituições separadas e especializadas. Propomos uma lista empírica, que exigirá naturalmente ser examinada em detalhe, testada, corrigida e retrabalhada.
Os Aparelhos Ideológicos de Estado designam realidades que se apresentam na forma de instituições distintas e especializadas. São eles: AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas); AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas);
Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...
A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...
Aparelhos repressivos do Estado são aqueles que exercem violência contra uma classe, que na maioria das vezes tem a intenção de ajudar na dominação daquela classe. ... O exército por exemplo, pode ser tanto um aparelho repressivo, quando um aparelho ideológico do estado.
Em síntese, Althusser (1992, p. 85) defende a tese de que “é pela representação da relação imaginária com suas condições de existência que o sujeito se institui”. ... Conforme Althusser (1992), as pessoas são sujeitos, interpelados pela ideologia de forma inconsciente.
Numa critica à educação da classe dominante, a filosofia de Althusser serviu como base e inspiração para qual corrente pedagógica? Crítico-reprodutivista. desenvolvimento". Vida e educação são inseparáveis e todo program a educacional tem de necessariamente conduzir o cidadão a uma melhoria de vida.
Althusser identifica a escola como um dos aparelhos ideológicos de Estado ao atuar de forma discriminatória na formação das novas gerações. ... Entretanto, o que diferencia a escola das demais instituições sociais é que ela transmite a ideologia da classe dominante de forma assistemática.
A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. ... A escola assumi o papel de dominante na luta de classe e representa a maior força política e ideológica do Estado.
A finalidade do sistema escolar brasileiro, de acordo com José Augusto Dias, apresentado no texto é: a. saber que o sistema pode ser aberto ou fechado. ... a rede de escolas que se restringe a cuidar dos alunos.
A escola, como um sistema aberto, é um sistema dinâmico com estabilidade e flexibilidade, com relações estruturais firmes e frouxas. A organização não é um arranjo estático de relações e cargos. ... Dessa forma, o feedback é uma das propriedades essenciais dentro do sistema aberto.
Estrutura e funcionamento do ensino- Sistema escolar
R: um sistema escolar só funciona em sua plenitude quando apresenta as seguintes características: Do ponto de vista dos inputs: Entrada de recursos financeiros em quantidade suficiente para manter o sistema em plena atividade. Recrutamento de pessoal qualificado e em número suficiente para diferentes postos.
Por que o ensino fundamental é praticamente igual para todos? Porque os sistemas de ensino e os estabelecimentos escolares tem dificuldades em adaptar-se as características culturais e sociais diversificadas coexistentes em nosso pais. ... Ensino Médio está estruturado com duração de, no mínimo, 3 (três) anos.
Um sistema escolar é uma ferramenta de processamento de dados, que faz o controle dos processos escolares, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar o a educação para pais, alunos e professores.