A microeconomia é o estudo do comportamento individual, dos consumidores e das empresas, em uma economia, especificamente sobre as escolhas que cada um deve tomar, visionando obter uma máxima utilidade, diante das situações de recursos escassos.
Ela é a parte que busca entender características e comportamentos de consumidores e empresas e como eles se relacionam. A microeconomia mostra, por exemplo, fatores que influenciam os preços, o modo de consumo, a relação entre oferta e demanda e até mesmo as ações de marketing.
É o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades dr consumo ( indivíduos e famílias ); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.
Falha de mercado é a situação econômica onde um mercado não consegue produzir uma alocação natural que seja eficiente. Ou seja, nesses casos, as transações do mercado acabam gerando mais efeitos negativos para todos do que satisfazendo individualmente os ofertantes e os demandantes.
A Macroeconomia se ocupa com o estudo do funcionamento global da economia de um país, enquanto que a microeconomia se ocupa com o estudo de cada ator econômico, de forma individual (específica).
Pressupostos Básicos da Análise Microeconômica A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes. Ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta e nem é afetado pelos demais.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
A Teoria da Firma não tem como objetivo o interesse de definir a empresa do ponto de vista jurídico ou contábil. A empresa é vista como uma unidade técnica de produção, propriedade de indivíduos ou famílias que compram fatores de produção para produção de bens e serviços.
A teoria geral dos custos consagrou-se como sendo um conjunto de conhecimentos que apresentam uma sistematização e credibilidade, os quais se propõem a explicar, elucidar ou interpretar os fenômenos das impulsões patrimoniais que formam o custo de produtos, bens ou serviços.
Produtividade no trabalho é a relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço divida por algum insumo ou recurso necessário para sua confecção.
Qual a sua importância? Afirma-se que o custo de oportunidade é responsável por definir quais são as melhores escolhas em um determinando momento, fornecendo um “norte” para os investimentos. Porém, é importante lembrar que o que foi renunciado não poderá ser aproveitado.
O EVA é calculado determinando a diferença entre o lucro operacional líquido da empresa após impostos e o valor ponderado do capital investido em uma empresa. O MVA é calculado subtraindo o valor do capital investido no negócio do valor total de mercado da empresa.
De forma bem resumida, o trade off, também conhecido como custo de oportunidade, é a sua decisão pessoal entre os custos e os benefícios das opções em questão para que haja uma tomada de decisão.
Na área da Economia, um termo muito usado para descrever algumas situações é “trade-off” – que significa nada mais do que escolher uma coisa em detrimento de outra. ... Uma empresa que opta por aumentar o preço de um produto para assegurar um determinado nível de qualidade da matéria-prima também faz um “trade-off”.
O O conceito de custo de oportunidade se refere a uma possível perda de rendimentos pela opção por uma determinada alternativa em detrimento de outra. ... Assim, o custo financeiro do estoque faz referência a um possível rendimento que o capital imobilizado teria, caso fosse aplicado em algum outro projeto da empresa.
Implica em condições precárias e miseráveis de vida caracterizadas pela falta de renda suficiente para satisfazer as mais básicas necessidades do ser humano, como alimentação, vestuário e moradia.