A segunda licenciatura é voltada para profissionais que já possuem diploma de cursos de licenciatura em qualquer área e têm interesse em dar aula em uma área do conhecimento diferente da sua formação inicial.
A licenciatura curta foi extinta, era uma modalidade que previa uma formação mais rápida, que preparava educadores para atuar na educação infantil. ... A licenciatura plena é o tipo de curso de graduação oferecido, atualmente, em áreas diversas da educação: ciências da natureza, exatas etc.
A licenciatura, diferentemente de alguns cursos de bacharelado, tem uma prática mais voltada à teoria. ... Contudo, o nível de docência da licenciatura permite apenas o ensino na educação básica, como a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Pode atuar nas esferas pública e particular.
Quais são os principais cursos de Licenciatura?
Para ser professor universitário é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e no mínimo uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor em universidades públicas.
Podemos definir a formação básica de professores como o processo obrigatório para que esse profissional esteja habilitado a dar aulas. ... Em geral, os cursos envolvem aulas teóricas, práticas e estágio, que deve ser supervisionado por professores experientes, coordenadores e diretores das escolas.
A história da formação docente no Brasil, de acordo com Gatti (2010), começa com a formação de docentes para o ensino das “primeiras letras” em cursos específicos, que foi proposta no final do século XIX, com a criação das escolas normais, que correspondiam, na época, ao nível secundário e, posteriormente, ao Ensino ...
É comum ouvirmos por aí que ninguém sai da faculdade realmente preparado para atuar na carreira escolhida. O resultado são os frequentes depoimentos de docentes iniciantes afirmando sentir-se incapazes, com angústia e ansiedade ao lidarem com suas turmas. ...