EQST

O Que Meso Hilo E Qual Sua Funço?

O que é meso Hilo e qual sua função?

Resposta. Entre pinacócitos e coanócitos há o meso-hilo, uma matriz gelatinosa cujas células, os amebócitos, têm capacidade de se diferenciar em qualquer um dos tipos celulares do indivíduo e têm condições de realizar digestão e distribuir os nutrientes para as outras células.

Que células podem se mover no meso Hilo distribuindo nutrientes pelo corpo dos Poríferos?

Os amebócitos são células capazes de movimentar-se devido a projeções do citoplasma denominadas de pseudópodes. Essas células apresentam diferentes funções, tais como transporte de nutrientes, formação de gametas e também formação do material esquelético.

Que células podem Mover-se no meso Hi-lo?

Estas microscópicas aberturas podem ser reguladas pelo animal. AMEBÓCITOS Estão presentes no meso-hilo, em que se deslocam essas células amebóides totipotentes, isto é, capazes de originar todos os outros tipos de célula do animal. Sua principal função é distribuir os nutrientes pelo corpo da esponja.

Quais fases do desenvolvimento embrionário um Porífero tem capacidade de realizar?

Reprodução

  • Fragmentação: esponjas apresentam uma grande capacidade de regeneração, de modo que fragmentos retirados do corpo de um organismo pode se desenvolver em um novo organismo;
  • Brotamento: a partir do organismo materno, brotos podem ser gerados formando uma colônia (broto + corpo materno).

Como ocorre o processo de digestão das esponjas?

Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular. Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio.

Quais são as principais características das esponjas?

Os poríferos como as esponjas do mar, são animais aquáticos. A principal característica é a presença de poros por todo o corpo. ... Não apresentam órgãos e são animais sésseis, ou seja, não possuem locomoção própria. São aquáticos e alimentam-se através da filtragem da água, retirando dela os seus nutrientes.

Como ocorre o processo de regeneração das esponjas?

Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.

Como acontece a regeneração do corpo humano?

A regeneração celular é conseguida por processos de mitose (divisão celular conservativa), a partir de dois mecanismos fundamentais: duplicação mitótica de células diferenciadas, que originam duas células filhas iguais a si (processo que permite, por exemplo, a manutenção e regeneração dos hepatócitos do fígado e das ...

Como os Poriferos se regeneram?

A grande capacidade de regeneração das esponjas deve-se aos amebócitos, células totipotentes capazes de multiplicar-se e originar todos os tipos de células, reconstituindo as partes perdidas. São animais sem tecido verdadeiro, sendo assim tem grande capacidade de regeneração.

Como é a respiração das esponjas?

Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

Como é o tipo de respiração dos animais invertebrados?

Filo Arthropoda – na maioria dos insetos a respiração é traqueal; nos aracnídeos além da traqueal também é observado a filotraqueal; e nos crustáceos o sistema é exclusivamente branquial.

Qual é o tipo de pele do sapo?

Visualmente, podemos distinguir o sapo dos outros anuros analisando sua pele. A pele desses animais é mais seca e rugosa, o que os difere das pererecas e rãs, as quais apresentam pele mais lisa e úmida. Além disso, os sapos, em geral, são mais volumosos e possuem patas curtas que impedem saltos a grandes distâncias.

Como saber se o sapo é venenoso?

A grande maioria dos sapos possui venenos em glândulas presentes em sua pele. No sapo-cururu, é possível observar claramente duas glândulas de veneno chamadas de paratoides que estão localizadas logo atrás dos olhos do animal. Essas glândulas geralmente não lançam veneno como resposta a uma aproximação.