A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva. ... Contrapondo-se a esta idéia, Santana (2002) procura inter-relacionar a pedagogia do esporte e o pensamento complexo com a iniciação esportiva.
Já pelo lado dos prejuízos com a iniciação precoce na infância, alguns deles são: estresse de competição, saturação esportiva, lesões, formação escolar deficiente, unilateralização de desenvolvimento, reduzida participação em jogos e brincadeiras infantis, desistência do esporte, entre outros.
A iniciação desportiva precoce caracteriza-se por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação desportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento.
O lúdico é algo mais voltado ao divertimento do que algo especializado, porém, quando pensamos na criança, a qual está em formação, tanto fisiológica, anatômica, psicológica , social, devemos pensar nela como um todo, e não como um pequeno adulto; enfim, ela deve ser criança de modo que aprenda a jogar, posições em ...
Segundo as autoras supracitadas, isso deve ocorrer em três fases: 1) Iniciação e formação básica geral (12-13 anos); 2) Treinamento específico – período destinado ao aprimoramento dos gestos específicos da modalidade.
Podemos dividir a prática dos esportes coletivos em quatros fases de organização crescente, sendo eles: Marque um X na alternativa correta, de acordo com o texto: AC. ) JOGO ANÁRQUICO, DESCENTRAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO: E ELABORAÇÃO; ... ) JOGO DE COMBATE, DESCENTRAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO: E ELABORAÇÃO.
12 anos
Quais os requisitos de desempenho presentes na prática das modalidades esportivas coletivas? Requisitos de estatura, condicionamento físico e boa flexibilidade. Requisitos psicológicos, emocionais e de estatura. Requisitos psicológicos, técnicos, táticos, coordenativos e condicionais.
A iniciação esportiva é o período em que a criança inicia a prática regular de um esporte e é orientada para várias modalidades esportivas. Nesse momento, o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança e não há preocupação com competições regulares.
Os esportes coletivos têm como característica alguns princípios que dominam as modalidades, são eles: atacar, defender, princípios técnicos e táticos, ou seja, todas as modalidades esportivas coletivas possuem um sistema ofensivo, um sistema defensivo e um sistema de transição.
Os esportes individuais são aqueles praticados por apenas uma pessoa, ou seja, um atleta compete com adversário individualmente. Alguns deles podem ser disputados contra apenas um competidor ou contra vários que também estão competindo de forma individual.
1 – O que caracteriza e diferencia uma modalidade esportiva da outra? O gesto técnico específico de cada modalidade. Por exemplo: a cortada (voleibol), o arremesso (basquete) ou o chute (futebol).
Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...
Conforme Martins e Altmann (2007), as principais características do esporte moderno são: Vislumbrar a igualdade entre os jogadores, onde durante a prática desconsidera-se a condição social do praticante; A autonomização com a criação de tempo e espaços próprios: estádios, velódromos, pista, quadras, etc.
Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem esta na cultura popular.