O fim do Império Bizantino aconteceu em 1453, com a derrubada de Constantinopla pelos turco-otomanos.
A questão iconoclasta foi uma disputa teológica que dividiu a Igreja Católica, até então una, em duas, criando o cisma do Oriente, com o Cristianismo Ortodoxo, que era a religião oficial de Constantinopla, e o Cristianismo Romano, religião oficial do Império Romano do Ocidente.
O império Bizantino foi derivado do Império Romano do Ocidente, auxiliando na manutenção do conhecimento romano, bem como possibilitando inovações e a preservação de saberes de diversas artes. Ele fazia a ponte entre a cultura ocidental e oriental em razão de sua posição estratégica.
Para estabelecer a presença do Império Romano e o controle de uma importante localização para o mundo antigo, foi fundada a cidade de Constantinopla, cujo nome faz referência ao já citado imperador romano. ... Até 395, permaneceu como capital do Império Romano, passando, então, a ser a capital do Império Bizantino.
O Império Bizantino (a porção oriental do Império Romano, que durou até 1454, quando a sua capital foi tomada) foi importante para preservar a cultura greco-romana na medida que era uma instituição política pertencente a esta tradição cultural e que garantia a sobrevivência e a liberdade de povos a ela associados.
Justiniano foi importante para o Império Bizantino por ter ajudado a reformar os modelos legais do Império, de modo a ter promulgado o Código Justiniano que ajudou a evitar o tipo de desastre social que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente.
Além disso, Constantinopla era o extremo entre o Ocidente e o Oriente, sendo a porta de entrada de mercadorias, tornou-se um grande centro financeiro e durante a Expansão Marítima Européia Constantinopla servia de comércio para cidades italianas, como Veneza e Gênova que monopolizavam o comércio no Mediterrâneo. ..
Resposta. Constantinopla, era uma antiga colônia grega chamada Bizâncio. Constantinopla tinha uma localização geográfica privilegiada ficava na entrada do mar negro, entre a Europa e a Ásia, e era passagem obrigatória de importantes rotas comerciais que ligavam o oriente ao Ocidente.
A Queda de Constantinopla em 1453 prejudicou as linhas de comércio europeia pelo fato de que a capital do Império Bizantino tinha acesso às especiarias orientais e demais produtos advindos do Oriente, de modo que ela posteriormente redirecionava esses produtos para a Europa.
No ano de 330, Constantinopla foi construída pelo imperador Constantino. A cidade (atual cidade turca de Istambul) se encontra localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais.
Constantinopla foi a capital do Império Bizantino ( Império Romano do Oriente),ela possibilitava comércio entre o ocidente (Europa) e o oriente (Ásia e África), quando os turcos conseguiram conquistar Constantinopla, o comércio que existia entre os continentes foi extinguido.
História Geral. ... O acontecimento conhecido como “Queda de Constantinopla”, ocorrido em 29 de maio de 1453, é tão importante para a história mundial que foi eleito por historiadores do século XIX como aquele que encerrava o período histórico da Idade Média e, por conseguinte, dava início à Idade Moderna.
O Império Otomano ou Império Turco-otomano começou por volta de 1300, no território em que é hoje a República da Turquia e terminou por ocasião da Primeira Guerra Mundial. ... O nome “otomano” deriva do guerreiro Otman I (1258-1324), responsável pelo processo de consolidação do Império Otomano a partir do século XIII.