Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). ... Já a intertextualidade implícita não estabelece uma relação direta com o texto fonte, por isso, exige do leitor mais atenção e análise para entender a referência do conteúdo.
A intertextualidade é a presença textual de elementos semânticos e/ou formais que se referem a outros textos produzidos anteriormente.
A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,...
A intertextualidade pode ser classificada conforme sua relação com o texto fonte, isto é, se aparece de forma direta (explícita) ou indireta (implícita). Veja mais detalhes: Implícita: não é facilmente identificada pelos leitores, exigindo recorrer a conhecimentos prévios para compreender o conteúdo.
A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
É necessário dedução, análise e atenção do leitor; Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo. Há várias maneiras de usar a intertextualidade. Os mais utilizados são: paródia, paráfrase, epígrafe, tradução, alusão, citação e crossover.
Intertextualidade implícita: não se encontra de imediato o intertexto aplicado, ou seja, é necessária maior atenção do leitor, uma vez que não aparece a citação do texto-fonte.
Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas ...
Quando um texto menciona outros textos, sejam individuais ou coletivos, não indicando explicitamente a fonte e fazendo com que o leitor identifique os objetivos do autor, trata-se de? A) Intertextualidade estilística. B)
Relação entre textos Assunto comum no Enem, a intertextualidade acontece quando um texto retoma uma parte ou a totalidade de outro texto – o texto fonte. ... A intertextualidade é exatamente essa relação, uma forma de diálogo entre dois ou mais textos.
1- Como vimos, a intertextualidade é a relação de um texto com outros. É um recurso que pode ser encontrado em muitos textos do Modernismo. O texto 2 está em intertextualidade com o texto 1. ... Pelo que você leu a respeito de intertextualidade, trata-se de uma paráfrase ou de uma paródia?
Pode-se dizer que as figuras 3 (outdoor) e 4 (meme) estabelecem uma relação de intertextualidade pela imagem (retratam os dançarinos fúnebres de Gana), pelo conteúdo da mensagem (sugerido pela linguagem verbal e a não verbal).
a) Paráfrase, paradoxo, antítese e anacoluto. b) Citação, zeugma, elipse e onomatopeia.
Por meio da intertextualidade, ou seja, por meio desse processo um texto me leva a outro. Exemplo - paródia. Todavia ainda temos a interdisciplinaridade, que é a junção de conhecimentos das mais variadas áreas sendo utilizada. Além da paródia temos outras possibilidades.
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. Diversos autores utilizam textos já existentes e reconhecidos, chamados de textos fontes, para servir de base às suas novas criações.
A expressão "traçar um paralelo" significa estabelecer uma relação entre duas ou mais coisas, isto é, ver o que estas coisas possuem em comum.
Já o Texto 2, por se tratar de uma letra de música, aborda o tema de forma leve e com linguagem informal, mesmo fazendo uma crítica ao trânsito e à lógica individualista das pessoas que utilizam seus carros para se locomover pela cidade mesmo quando estão sozinhas.
Resposta. Resposta: A- Tanto o podcast quanto a música falam sobre a bicicleta como um meio de transporte na cidade. Ambos os textos retratam o trânsito como um problema da urbanização nas grandes cidades.
Explicação: O texto 1 por ser uma reportagem, utiliza a linguagem formal, e apresenta argumentos baseado em dados. O texto 2, por ser uma música, aborda o tema de uma forma leve, com linguagem informal, mesmo fazendo uma crítica ao trânsito e a individualidade das pessoas que utilizam os carros nas grandes cidades.
Um dos assuntos mais recorrentes em vestibulares é a análise dos efeitos de sentido. Compreender um texto é mais do que reconhecer as palavras.
Resposta: O uso de adjetivos ajuda no contexto do texto, por exemplo: Ele ajuda a saber mais sobre cada personagem, mas eu acho que o uso em exagero pode acabar prejudicando o texto e levando a informações exageradas e fugindo do real contexto do texto.
Resposta: Traz o efeito de sentido de instrução. Explicação: ... Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.
Resposta. As propagandas usam dos verbos no imperativo para persuadir seu público alvo. Isto é, usam de verbos para expressar ordem, assim convencendo de que seus produtos, opiniões ou causas, são as melhores, ou certas.
Resposta. Explicação: O subjuntivo utilizado nos versos expressam o desejo do eu lírico.
( ) O texto descritivo caracteriza-se pelo uso predominante de substantivos e adjetivos para descrever algo ou alguém e auxiliar o leitor a criar uma imagem mental do que foi descrito. ...